Lição 13 – Deus conhece tudo
TEXTO BÍBLICO
Salmos 139
OBJETIVO DA LIÇÃO
Conscientizar que Deus conhece todas as coisas e que nada é oculto aos seus olhos.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor.
Chegamos à última aula do trimestre e esperamos que seus alunos tenham conhecido mais as belas histórias contidas nos Salmos. Nesta última aula seus alunos estudarão sobre o salmo 139, o salmo que Davi escreveu, reconhecendo a soberania, onisciência, onipotência e onipresença de Deus. Davi inicia o salmo declarando que o Senhor conhece até mesmo os seus pensamentos (v. 2). Nada foge ao olhar de Deus, Ele conhece todas as coisas, inclusive, aquelas que o ser humano esconde dos outros (Hb 4.13).
Neste salmo, o rei Davi declara também que não há como se esconder de Deus. Não importa o lugar onde alguém possa se ocultar de Deus. Se subir ao céu, Deus ali está, se descer ao mais profundo do abismo, ali, o Senhor estará também. Para Deus, a escuridão e a luz são a mesma coisa (v. 12). Davi fica tão maravilhado com a experiência do conhecimento de todas as coisas que aponta para o momento em que os seus ossos foram formados no ventre de sua mãe (vv. 15,16). O salmista termina colocando o seu coração à disposição do Senhor para que possa ser examinado e ainda suplica para que Deus lhe mostre se, porventura, ele tem algum pecado não confessado (vv. 23,24).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante apresentar essa característica peculiar de Deus, isto é, de conhecer todas as coisas. Mencione que essa característica recebe o nome de “onisciência”, porquanto, Ele conhece todas as coisas. Reforce o ensinamento de que não há nada que o ser humano possa fazer par fugir da presença de Deus (v. 7). Aproveite para mostrar alguns exemplos bíblicos como Adão e Eva, por exemplo, que, quando pecaram, tentaram fugir da presença de Deus como se o Criador não soubesse o que eles haviam cometido (Gn 3.8).
Outra lição que os juniores devem aprender é que a sinceridade para com Deus é muito importante para o nosso relacionamento com Ele. Há muitas pessoas que tentam mostrar para Deus que são tementes, utilizando-se de palavras, porém os seus pensamentos estão muito distantes do Criador (Is 29.13). Essas pessoas, na verdade, não estão sendo sinceras consigo mesmas, pois acham que podem enganar Deus. Esse tipo de atitude não contribui para a nossa intimidade com Deus. Logo, se quisermos desfrutar da comunhão e paz com Ele, precisamos ser sinceros e confessar os nossos pecados de todo o coração (Pv 28.13).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição faça um mapa conceitual com seus alunos. Escreva a seguinte frase no centro da lousa: “Como posso ter intimidade com Deus?”. Em seguida, mostre que o caminho da comunhão perfeita requer falar sempre a verdade para Deus. É reconhecer a onisciência do Criador como fez Davi no salmo 139. Reforce a lição de que precisamos ser sinceros para com Deus e abrir o nosso coração para Ele.
Tenha uma excelente aula!