Lição 13 – A Igreja Preparada
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 21.34-36.
Tópicos da Lição:
1. A VIGILÂNCIA
2. A IGREJA NÉSCIA E A IGREJA PRUDENTE
3. VOCÊ ESTÁ PREPARADO?
A paz do Senhor, amigo(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Estamos finalizando mais um trimestre de estudo com a revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes. Esperamos que seus alunos estejam crescendo na graça e no conhecimento que há em Cristo Jesus. Neste trimestre, seus alunos estudaram sobre um assunto muito importante para a Igreja: a “escatologia” ou “doutrina das últimas coisas”. Certamente, foi um trimestre desafiador para você, professor(a), porém, muito enriquecedor. Nesta última lição, vamos tratar sobre o preparo dos crentes para encontrar com o Senhor Jesus na ocasião em que Ele voltará para buscar a sua igreja. A palavra-chave desta lição é preparo, ou seja, seus alunos precisam aprender que devem estar preparados para a Vinda de Cristo.
O primeiro ensinamento que deve ser reforçado no estudo desse tema é a vigilância. O exercício da vigilância nos leva a pensar cuidadosamente sobre o nosso comportamento durante o tempo que nos resta neste mundo. É muito comum que, por conta do ritmo acelerado da vida cotidiana, seus alunos se distraiam com as novidades deste mundo. Sua missão, como professor(a) da Escola Dominical, é mostrá-los que não podemos permitir que os cuidados desta vida tirem de nós o compromisso com o Reino de Deus. Precisamos perseverar na fé e atentar para o nosso comportamento perante Deus e o nosso testemunho cristão para que não sejamos achados em falta.
O segundo ensinamento fundamental abordado na lição é a forma como o crente deve se comportar durante o tempo da espera pela Volta do Senhor para buscar a sua Igreja. O Senhor Jesus utiliza as parábolas dos construtores (Mt 7.24-27) para ilustrar que devemos alicerçar a nossa fé sobre a rocha e não sobre a areia como fez o construtor prudente. Em seguida, temos a parábola das árvores boas e más (Mt 7.16-20). Jesus contou essa parábola para ensinar que os crentes verdadeiros produzem bons frutos, isto é, praticam obras que mostram que são filhos de Deus. Logo, precisam perseverar neste caminho para que não percam o vigor espiritual e decaiam da fé.
E, por fim, temos a parábola das moças néscias e das moças prudentes (Mt 25.1-13). Nessa história, a falta de azeite representa o crente que não está vigilante e, por conta disso, não busca a presença de Deus, não ora, não lê a Bíblia. O resultado dessa falta de cuidado com a vida espiritual resulta na ausência do azeite, que representa o Espírito Santo. O apóstolo Paulo ensinou aos tessalonicenses a não apagarem o Espírito Santo (1 Ts 5.19), isto é, não retirem a ação do Espírito de suas vidas. Há muitas formas de apagar a presença do Espírito Santo de nossas vidas e uma delas é sendo relaxado com a vida espiritual. Enfatize aos seus alunos acerca do cuidado com a comunhão com Deus.
Jesus declarou: “Portanto, vigiai. ‘Vigiai (gr. gregoreo) é um imperativo presente e denota uma vigília constante no tempo atual. A razão para a vigília constante, hoje, e não apenas no futuro, é que os crentes dos dias atuais não sabem quando o Senhor virá busca-los (ver Jo 14.3 nota). Não haverá sinais específicos de aviso para eles. Nunca devem presumir que Ele não poderá vir hoje (ver v. 44 nota; cf. Mc 13.33-37). A volta de Cristo para buscar a igreja pode ocorrer a qualquer dia” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1441).
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, faça uma roda de conversa com seus alunos e peça que expressem os tipos de comportamentos demonstrados pelos crentes desta geração que apontam para o relaxamento da fé e distração espiritual. Em seguida, pergunte: “você se sente preparado para a Volta de Jesus?”. Espere as respostas e, depois, enfatize o que pode e deve ser feito para termos a nossa fé renovada para que estejamos mais atentos, vigilantes e fervorosos na expectativa da Volta iminente de Cristo para buscar a sua Igreja.
Tenha uma ótima aula!