Lição 12 – Coragem para Anunciar a Salvação
OBJETIVO
Que os alunos desejem anunciar a salvação de Jesus, com fé e coragem, assim como João Batista.
PONTO CENTRAL
Quando Deus nos dá uma tarefa, também nos dá coragem para executá-la.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“O Senhor Deus me deu o seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias […]”. (Isaías 61.1a)
Querido Professor (a), como você está? Embora haja inúmeros desafios no ministério do ensino, jamais permita que eles o distraiam do valor de cada alma que o Senhor a tem confiado como aluno(a) e mais ainda, como discípulo(a).
Observe atentamente como tem sido o desenvolvimento e comportamento de cada um de seus Primários em classe, a fim de intervir e sanar possíveis casos oriundos de rejeição, deslocamento ou desconforto de qualquer espécie.
Esperamos que, por meio da sua vida, essas crianças experimentem um ambiente eclesiástico sadio, de comunhão genuína e acolhimento que as façam amar a Escola Dominical, ansiar por estarem na Casa de Deus e junto aos amigos a aprenderem mais sobre a sua maravilhosa Palavra.
Todos temos limitações, mas o nosso Senhor é tão poderoso e misericordioso que até por meio das nossas fraquezas, Ele opera proezas. Por isso, creia, o mesmo Deus que a confiou essa tarefa, também lhe provê toda fé, coragem e demais necessidades para que você possa cumpri-la.
No próximo domingo, vamos contar às crianças uma história belíssima de amor, fé, coragem e propósito por meio do exemplo de João Batista. O profeta precursor do Salvador pode não ter tido um final feliz sob a ótica humana. Mas desde já, é importante que as crianças compreendam que a nossa maior recompensa não está nesse mundo, sim na Eternidade com Cristo, onde não haverá mais choro, nem dor (Cf. Ap 21.4). Aqui teremos aflições, mas assim como João Batista, podemos ter bom ânimo porque o nosso Jesus venceu o mundo e com Ele nós também venceremos!
A fim de fixar ainda mais o conteúdo da aula, propomos uma atividade lúdica e divertida. Para esta brincadeira, faça vários pares de fichas, onde uma tem uma palavra-chave e outra tem a resposta a que ela se relaciona, como por exemplo: Rio Jordão – Batismo; João Batista – Profeta; Herodes – Rei; Herodias – Rainha; Jesus – Salvador; Discípulos – Alunos; Soldado – Espada; Cadeia – Prisioneiro; Pregação – Mensagem etc.
Coloque-as embaralhadas no meio na sala com as crianças sentadas em círculo e peça-as para formem os pares corretamente, explicando um pouco acerca do que cada par se trata. Ao final deste momento, ore com as crianças e repita o versículo memorizado mais uma vez.
O Senhor abençoe você e a sua classe! Ótima aula.