Lição 9 – A Volta Gloriosa de Jesus
A lição de hoje encontra-se em: Marcos 13.24-26.
Tópicos da Lição:
1. A IGREJA GLORIOSA VOLTARÁ COM CRISTO
2. JESUS VENCERÁ SATANÁS E O IMPÉRIO DO MAL
3. ISRAEL DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO
A paz do Senhor, amigo(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a volta gloriosa do Senhor Jesus nas nuvens dos céus após o período da Grande Tribulação. O domínio do mal sobre toda a Terra por meio da trindade satânica, composta pelas figuras do Anticristo, do Falso Profeta e do próprio Satanás, será destroçada pela Vinda gloriosa do Senhor. Conforme a promessa bíblica, detalhada por Judas, a Igreja gloriosa voltará com o Senhor para vingar o sangue dos santos que foi derramado por causa do Evangelho e também para fazer juízo sobre todos os que rejeitaram o Filho de Deus e fizeram pouco caso da sua morte sobre a cruz (Jd 14,15).
Muitos imaginam que após o Arrebatamento da Igreja os crentes entrarão no descanso eterno para todo o sempre. No entanto, de acordo com a perspectiva dispensacionalista, a Igreja voltará com Cristo não apenas para cumprir o Juízo, mas também para reinar com o Senhor durante mil anos ainda nesta esfera terrena (Ap 20.4-6). O período considerado pela igreja como o tempo em que Jesus Cristo reinará neste mundo chama-se “Milênio”.
De acordo com a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “O Milênio é o Reino de Cristo com duração de mil anos que terá início por ocasião da vinda de Cristo em glória como os seus santos. Todos os que estiverem vivos na terra após esses acontecimentos serão submetidos ao governo de Jesus Cristo. Nesse período, Satanás estará aprisionado no abismo. Isso significa que a sua ação destruidora na terra será neutralizada e, assim, será iniciada uma nova ordem. Não temos em Apocalipse informações detalhadas sobre esse reino de mil anos, mas esses dados já estão nos profetas do Antigo Testamento. Trata-se da tão almejada paz universal, pois, nesse reino, haverá perfeita paz, retidão e justiça entre os seres humanos e também harmonia no reino animal. A sede desse governo será Jerusalém. ‘Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, reinará sobre a humanidade. Esse reino trará salvação a Israel; será a conclusão do programa divino sobre o povo de Deus, Israel. O Milênio não é ainda o fim e nem a consumação de todas as coisas” (2017, p. 189).
O fato importante desse período é a forma maravilhosa como Deus, finalmente, reunirá o seu povo de uma única vez. Tanto os judeus crentes quanto a Igreja gloriosa desfrutarão da presença pessoal e majestosa do seu Messias-Rei. Deus fará justiça e recompensará a todos os seus servos que foram fiéis e não rejeitaram a fidelidade à Palavra da Verdade.
Professor(a), aproveite a ocasião e ensine aos seus alunos que os eventos que ocorrerão após o período da Grande Tribulação são o cumprimento das profecias bíblicas que reafirmam o propósito divino sobre a humanidade e, inclusive, sobre o destino do povo de Deus.
Para fixar os ensinamentos desta lição, realize o método conhecido como painel. Nesse método, convide dois professores ou ministros da Igreja que tenham afinidade com o assunto “escatologia”. Divida os três tópicos da lição, uma para cada professor, inclusive, você deve tratar sobre um dos tópicos. Introduza o assunto e permita que cada professor/ministro amplie ou detalhe as informações que sabe sobre o respectivo tópico. A ideia é aprofundar o assunto da lição com a participação de outros conhecedores da escatologia. Ao final, permita que os alunos direcionem as perguntas para cada participante do painel.
Tenha uma ótima aula.