Lição 9 – Coragem para Louvar a Deus na Guerra
OBJETIVO
Que os alunos entendam que, ao adorar a Deus durante as lutas e problemas da vida, Ele nos dá a vitória!
PONTO CENTRAL
Quando Deus é adorado o inimigo é derrotado!
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Eu clamo ao Senhor pedindo ajuda, e ele me salva dos meus inimigos. Louvem o Senhor!”. (2 Samuel 22.4)
Querido (a) Professor (a), que poderosa lição bíblica temos a missão de transmitir aos nossos Primários na próxima aula: Adorar a Deus em meio às guerras! A despeito das dificuldades, temores, ameaças… Se formos honestos conosco mesmos, admitiremos que não é algo fácil de praticar. Mas quando praticado faz absolutamente toda a diferença!
Em meio às adversidades, por vezes, a mente preocupada se opõe a fé, lembrando-nos das circunstâncias e cobrando-nos a agir para resolvê-las – mesmo quando não está em nossas mãos o poder para fazer isso.
Daí nasce outra guerra, a interior muito mais intensa e perigosa, a luta entre a carne e o espírito. Como bem sabemos, vence quem tivermos alimentado mais. Por isso, perseverar na oração, leitura, estudo e prática constante da Palavra de Deus é mais do que uma disciplina espiritual, é uma questão de sobrevivência espiritual!
“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar”. (Efésios 6.11-13 – NTLH)
Além de todo o conteúdo pedagógico sugerido em sua revista, havendo tempo hábil, faça uma brincadeira a fim de reforçar a lição aprendida, ampliando também o repertório musical e memória de seus pequenos.
Para a brincadeira “Qual é a música?”, escreva, previamente, em tiras de papel palavras-chave das letras de louvores, cujos temas tenham a ver com a história bíblica e o objetivo de hoje. Podem ser hinos infantis e congregacionais (de preferência os mais conhecidos por suas crianças). Separe a classe em grupos e um representante por vez sorteará uma palavra. O grupo então terá cinco segundos para ir até o microfone em sua mão (fictício ou feito com rolo de papel toalha e bola de isopor) e cantar o trecho da música que tenha a palavra sortida.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!