Lição 9 – O Avivamento Pentecostal no Brasil
ESBOÇO DA LIÇÃO
INTRODUÇÃO
I – O MOVIMENTO DE ATOS SE REPETE NO BRASIL
II – O NASCIMENTO DE UM NOVO MOVIMENTO
III – A EXPANSÃO DO AVIVAMENTO PENTECOSTAL
CONCLUSÃO
Esta lição tem três objetivos que os professores devem buscar atingi-los:
1. Mostrar que o movimento de Atos se repete no Brasil;
2. Pontuar o nascimento do novo movimento;
3. Explicar a expansão do avivamento pentecostal.
O primeiro culto evangélico realizado no Brasil ocorreu em Nova Friburgo em 1824, no dia 3 de maio, dirigido pelo pastor que acompanhava os imigrantes. Em 1835, igrejas norte-americanas enviaram missionários, mas voltados para dar assistência a americanos que estavam no país, onde não constava nenhuma conversão de brasileiros. Somente em 1858 foi aberta a primeira igreja protestante no Brasil em língua portuguesa (atualmente chamada Igreja Evangélica Fluminense) quando o Dr. Robert R. Kalley (1809–1888), médico e pastor, iniciou a pregação e o ensino da Bíblia em língua portuguesa. Em 1862, foi fundada a primeira Igreja Presbiteriana Brasileira, também no Rio de Janeiro. Há, porém, outra informação de que a primeira igreja evangélica no Brasil teria sido a “Igreja Reformada Potiguara”, fundada em 1630 na Paraíba, no tempo da ocupação holandesa.
Anos depois, instalaram-se os irmãos metodistas, batistas, luteranos, em geral, por meio de igrejas reformadas, seguidoras dos ensinos dos teólogos que adotaram os princípios e propostas da Reforma Protestante do século 16. Como foi visto em capítulo anterior, as igrejas reformadas não valorizaram a ação do Espírito Santo no seu meio, conforme diz a Palavra de Deus. Não aceitaram e nem aceitam ainda hoje as manifestações espirituais do batismo no Espírito Santo com evidência inicial de línguas estranhas, nem valorizam a atualidade dos dons espirituais nos dias presentes, mantendo a sua liturgia formal, sem espaço para expressões de adoração avivada, como em Atos dos Apóstolos.
A realidade espiritual do Brasil mudou, de forma inquestionável e irreversível, em termos de liturgia, proclamação do evangelho e manifestação do poder de Deus com sinais, prodígios e maravilhas, com a chegada do movimento pentecostal, vindo dos Estados Unidos, com os missionários Daniel Berg (1884–1963) e Gunnar Vingren (1879–1933) em 1911. Sem saber sequer falar português, foram chamados e enviados por Deus para o Pará, onde teve início o maior avivamento espiritual no Brasil, que se espalhou pelo Nordeste e por todas as regiões do país. Vamos meditar neste assunto de grande importância para a compreensão das mudanças no cenário denominacional depois do pentecostalismo.
Texto extraído da obra Aviva a Tua Obra, editada pela CPAD.