Lição 7 – Coragem e Perseverança para Recomeçar
OBJETIVO
Que os alunos entendam que não podem desistir de fazer a vontade de Deus, mesmo quando os obstáculos forem grandes.
PONTO CENTRAL
Deus está conosco e nos ajudará a realizar a sua obra.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa”. (Hebreus 10.35)
Querido (a) Professor (a), como tem passado? Nos alegramos por encontrá-lo (a) na leitura dessas linhas, demonstrando que a despeito das dificuldades, você não deixa de buscar e ofertar o seu melhor para o nosso Deus. Que Ele continue abençoando e capacitando a sua vida para toda boa obra! Siga em frente, buscando o Reino em primeiro lugar, repleto da paz de quem conhece o Senhor Jesus e sabe que Ele suprirá em glória todas as suas necessidades (Mt 6.33; Fp 4.19).
Na próxima aula, vamos ensinar às crianças a grande coragem necessária para recomeçar. Por meio do exemplo de Neemias todos nós somos inspirados a perseverar em cada processo de restauração que Deus nos coloca.
Fica evidente que não é porque uma obra ou recomeço vem do Senhor, que não haverá obstáculos, dificuldades, oposição, guerra espiritual etc. Aliás, quanto mais o inimigo ver o seu empenho em reconstruir o seu “altar”; erguer os seus muros/limites contra o que te causa mal; quanto maior for o avanço na obra a qual Deus o designou, mais o Inimigo tentará atrapalhar, confundir, desanimar e até interromper o seu progresso. Contudo, tal como Neemias, na perseverança no Senhor você irá vencer!
A fim de frisar a importância da perseverança, propomos cada atividade presente em sua revista. Esforce-se para prepará-las previamente, a fim de pô-las em prática no decorrer da aula. Elas muito cooperam para alcançarmos o objetivo proposto.
Outra opção de dinâmica, além da presente na sessão “A Arte de Ensinar”, é propor que as crianças montem um castelo de cartas. Procure levar uma guloseima de recompensa aos que não desistirem, ainda que não consigam concluir a tarefa ou “construam” apenas um andar com as cartas. A proposta principal não é conseguir, mas não desistir de tentar. Por meio dessa atividade lúdica, você ensinará que o Senhor recompensa o nosso esforço e perseverança, pois eles demonstram a nossa fé e coragem para não desistirmos diante das dificuldades.
Abaixo segue uma palavra da comentarista desse trimestre sobre a importância de tornar a aula um ambiente de participação e cooperação entre todos os presentes, portanto, com a atuação de todos os alunos para uma aprendizagem eficaz.
Engajamento é uma nova palavra da moda, porém, é velha conhecida dos cristãos, afinal, é a disposição para servir voluntariamente, é empenho, é comprometimento.
Para a Linhart (2018), o engajamento é a essência da “Lei do Aluno”. Sem um aluno ativo não existe aprendizagem, pois sem cativar a atenção não conseguimos ensinar; mas para cativá-lo precisamos de algo de seu interesse; e para descobrir isso precisamos estar conectados a ele. Você sabe do que seus alunos precisam? Conhece as falhas e os vazios deles individualmente?
Quando tratamos todos os alunos como iguais, praticamos o pior tipo de discriminação, pois elegemos um ideal de aluno que pode não existir. Deus soube tratar com Gideão dentro de sua individualidade, de acordo com as suas peculiaridades, contexto, cultura, seus medos e até suas dúvidas. E é assim que Ele deseja que façamos com cada um de nossos alunos.
Bibliografia sugerida para ampliar esses conhecimentos:
LINHART, Terry. Ensinando as próximas gerações. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
LEBAR, Lois E. Educação que é cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!