Lição 7 – Jesus no templo
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança identifique que Deus nos protege do perigo e confie que Ele fala conosco.
PREZADA PROFESSORA
“Grandes nomes na história, com sua sabedoria e inteligência, trouxeram grandes benefícios para a humanidade. Por exemplo: Albert Sabin (vacina contra Poliomielite), Alberto Santos Dumont (avião e relógio de pulso), Graham Bell (telefone), entre outros. Mas a Bíblia fala de uma sabedoria que vai além da sabedoria humana; a sabedoria que vem de Deus. O nosso Mestre Jesus, durante sua vida, viveu de acordo com a vontade de Deus, e desde sua infância surpreendia a muitos com sua grande sabedoria (Lc 2.52, Mt 13.54). Talvez algumas pessoas pensem que a sabedoria estava restrita a Jesus pelo fato de ser o Filho de Deus. Todavia, o apóstolo Tiago deixou claro na epístola que leva o seu nome: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5). Quer ser sábio? Busque a sabedoria de Deus, e tema ao Senhor, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111.10)” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
“Após a oração inicial, converse com os alunos sobre quanta coisa eles têm aprendido acerca de Jesus nas aulas da Escola Dominical. (Folheie a revista, para que eles visualizem que já passaram da metade.) Diga-lhes que a partir da aula de hoje vamos acompanhar o crescimento de Jesus. Afinal, ele não ficou para sempre como um bebê. Ele foi criança como seus alunos, e continuou crescendo até se tornar um adulto, mas sempre foi um filho obediente. (Aproveite para falar sobre a importância da obediência e pergunte aos alunos se eles têm sido obedientes aos pais.) Depois de marcar a frequência, cante alguns louvores, incluindo o corinho “Eu vou crescer, crescer para Jesus”. Recolha as ofertas e, em seguida, apresente aos alunos o versículo bíblico. Não deixe de explicar que todos podem crescer em sabedoria e graça como Jesus. Ao contar a história, fique atento para os alunos não pensarem que Jesus foi desobediente a seus pais terrenos; naquela ocasião, ele apenas mostrou que o seu relacionamento com o Pai celestial estava em primeiro lugar” (PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
OFICINA DE IDEIAS
“Para verificar se os alunos assimilaram o conteúdo ensinado hoje e ajudar na fixação da aprendizagem, peça-lhes que contem a história com suas próprias palavras. Reúna os alunos em círculo e explique que cada um contará um pedacinho da história. Leve um microfone de brinquedo ou improvisado (usando qualquer objeto para representá-lo), e entregue para o aluno que estiver disposto a começar a atividade. Deixe bem claro que cada criança deve narrar apenas um trecho da história, e então passar o microfone para que outro coleguinha possa continuar. Incentive todos a participar. Assim, mesmo que algum aluno saiba a história toda, aprenderá a trabalhar em equipe”
(PEREIRA, Daniele. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Verifique se todos concluíram as atividades da revista de aluno. Guarde o material, corrija as revistas e escreva palavras animadoras em cada uma. Peça as crianças para ajudarem a colocar todo o material em ordem. Cante mais algum corinho e ore, despedindo as crianças e dizendo que espera por elas no próximo domingo. Diga aos visitantes o quanto a presença deles alegrou você.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!