Lição 6 – O Início da Tribulação
A lição de hoje encontra-se em: 2 Tessalonicenses 2.8-12.
Tópicos da Lição:
1. A IGREJA NÃO ESTARÁ NA TERRA
2. INÍCIO DAS DORES PARA OS QUE FICAREM
3. UM TEMPO DE FALSA PAZ
A paz do Senhor, amigo(a) professor da classe dos Pré-adolescentes.
Na lição desta semana, estudaremos um assunto muito comentado entre os estudiosos da escatologia: o início da Grande Tribulação. As Escrituras Sagradas detalham alguns aspectos desse momento da história que será marcado por grandes acontecimentos que causarão espantos em todo o mundo. Pela perspectiva dispensacionalista, a Grande Tribulação terá início após o Arrebatamento da Igreja. Nesse tempo, os crentes fiéis não estarão aqui na terra e, portanto, não padecerão as aflições que estão descritas sobre aqueles que rejeitaram o Filho de Deus e não quiseram obedecer à sua santa Palavra.
Nesta lição, seus alunos verão que pelo fato da Igreja não estar mais neste mundo, a atuação do Espírito Santo será limitada. O apóstolo Paulo discorre aos Tessalonicenses que a manifestação do homem da iniquidade está limitada à atuação daquele que o detém (2 Ts 2.7). Para a maioria dos estudiosos, aquele que resiste a atuação do mal é o Espírito Santo, que guia e orienta a Igreja do Senhor neste mundo. Na ocasião do Arrebatamento, com a remoção da Igreja lavada e remida no sangue do Cordeiro, a ação de Satanás será permitida de forma mais completa com vista em cumprir-se o que está determinado sobre os últimos acontecimentos que sobrevirão a este mundo.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais sobre “O Início da Tribulação”, a lição destaca três tópicos que abordam o tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “A Igreja Não Estará na Terra”, discorre sobre o desaparecimento dos salvo pela ocasião do Arrebatamento (1 Co 15.52). O mundo interpretará o sumiço de milhares de pessoas em todo o mundo como uma ação extraterrestre ou qualquer outro tipo de versão, porquanto não reconhecerão que se trata do cumprimento das Escrituras Sagradas. Concomitantemente, um sentimento de vazio e desespero tomará conta daqueles que conhecem a Palavra, mas não cuidaram de sua vida espiritual o suficiente para que estivessem preparadas para este momento (1 Ts 5.2-6). Esse é um ponto importante, pois revela a extrema necessidade de atentarmos para a qualidade da nossa vida espiritual no altar de Deus e a reflexão sobre os esforços que temos feito para obedecer à Palavra.
O segundo tópico, que tem como título “Início das Dores Para os Que Ficarem”, destaca que assim como o Arrebatamento será um momento de grande alegria para o salvo, em contrapartida, será um tempo de grande aflição para os que ficarem. A Bíblia descreve que haverá um período de sofrimento sobre a terra como nunca houve desde quando Deus criou a humanidade (Mt 24.21). Além do caos provocado pelo sumiço de várias pessoas na ocasião do Arrebatamento, as forças da natureza serão abaladas, fome, pestes e males surgirão por toda a parte. Nesse tempo, a humanidade clamará por um salvador, alguém que possa guiá-los a encontrar a solução para os conflitos e aflições que se instalarão no mundo. Será nesse momento que o Anticristo revelará a sua face.
O terceiro tópico tem como título “Um Tempo de Falsa Paz”. Depois de toda a aflição que se dará no início da Grande Tribulação e com o surgimento do homem da iniquidade, terá início na terra um período de falsa paz. O Anticristo firmará uma aliança com o povo de Israel durante três anos e meio. Depois desse tempo, ele se assentará no Templo judaico e desejará ser adorado como Deus. Aos que negarem dar-lhe essa honra, a perseguição e a morte serão certas. É nesse tempo que Israel compreenderá que foram enganados e a aliança com o iníquo será quebrada (Dn 9.26,27). Então se dará mais um tempo de grande sofrimento sobre a terra provocado pelo domínio satânico neste mundo. Mas graças a Deus que os salvos resplandecerão no Reino celestial e estarão livres de sofrer tamanho sofrimento.
Explique aos seus alunos que Deus tem uma promessa de livramento para sua Igreja, e importa que nos dias de hoje sejamos fiéis ao Senhor para que o Arrebatamento não seja um momento de surpresa e dor, e sim um momento de paz e alegria.
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição aos seus alunos, desenhe no quadro uma linha do tempo com os principais acontecimentos citados nesta lição. Mostre aos alunos em que ocasião ocorrerão tais fatos e onde a Igreja do Senhor estará quando os males descritos nas escrituras sobrevirem à Terra. Ao final, ore com seus alunos e peça a graça de Deus para renová-los espiritualmente a fim de que estejam preparados para o grande Dia do Arrebatamento da Igreja.
Tenha uma ótima aula!