Lição 6 – Uma Mamãe Corajosa e Cheia de Fé
OBJETIVO
Que os Primários saibam que Deus recompensa quem é bondoso e corajoso para ajudar às pessoas.
PONTO CENTRAL
Enquanto cuidamos da obra e dos servos de Deus, Ele também cuida de nós e da nossa família.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5.7)
Querido(a) Professor(a), você está satisfeito com o resultado de suas aulas? É compensador quando concluímos mais um dia de missão a serviço do Senhor e do ensino da sua Palavra aos nossos pequeninos, não é mesmo?
Embora tenhamos nossas limitações e precisemos driblar inúmeros desafios, cobranças e imprevistos ao longo da semana, o Todo-Poderoso nos capacita, levando-nos além do que pensamos. Quantas não são as ocasiões nas quais experimentamos o objetivo e ponto central desta próxima lição: Enquanto cuidamos da obra de Deus e dos seus, Ele também vai cuidando de nós. Evidentemente, não por um sistema humano de troca. Afinal, a sua graça nos ampara também quando falhamos ou “não damos conta”, pois ainda somos pó, meros humanos carentes da glória divina (Sl 103.14; Rm 3.23,24).
O Deus encarnado conhece a nossa estrutura e ajuda-nos em cada uma de nossas fraqueza com tamanha compreensão, empatia, paciência e amor. É lindo de ver. Que o nosso olhar nunca se perca ou passe despercebido desse tamanho zelo e amor de Jesus conosco. Assim, seremos sempre renovados e motivados rumo a superação de nós mesmos, como a luz da aurora, brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4.18).
Como subsídio para essa próxima aula, a nossa comentarista, educadora e teóloga Suely Chaves, da AD em São Luís – MA (IADESL), deixou a sugestão a seguir como ferramenta lúdica para maior fixação da lição.
Nosso grande desafio com esta geração, não é o de transmitir-lhes informações, afinal, a maioria das crianças têm acesso à internet, e por meio de sites e aplicativos, podem assistir vídeos, pregações, filmes bíblicos; informação não falta. Então qual o nosso desafio? Transmitir-lhes o calor, amor e unção que aquece nossos próprios corações. Ajudá-los a ter suas próprias experiências com Deus, mediadas pelas pessoas que Ele coloca em suas vidas. Quão especial é essa missão! Tamanha é a responsabilidade, mas também o deleite. Afinal, ao transmitir a elas a nossa devoção e testemunho pessoal com o nosso Mestre somos duplamente vivificados.
Sob esse foco, sugerimos uma atividade extra especial. Entregue a cada criança um pedaço de papel e um envelope, e deixe pincéis e lápis de cor a disposição de todos. Explique que a atividade se chama “Coragem para ser grato” e que devem escrever uma mensagem de gratidão a uma pessoa a quem Deus usou para abençoar as suas vidas; podendo ser seu pai, mãe, avós, professora da escola, coleguinha etc.
Explique que essa mensagem deverá ser entregue a esta pessoa como sinal de gratidão e uma forma de cuidar e abençoá-la, tal como a mulher sunamita da lição da história de hoje fez ao profeta Eliseu e o profeta a ela. Que geremos essa corrente de gratidão e cuidado mútuo no qual todos sejam edificados pelo nosso bondoso Deus.
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!