Lição 4 – Esperando com paciência no Senhor
TEXTO BÍBLICO
Salmos 40
OBJETIVO DA LIÇÃO
Compreender a paciência como uma virtude importante para a vida cristã.
Caro(a) professor(a), a paz do Senhor.
O assunto da lição desta semana é bem pertinente para a geração de alunos que você tem em sala de aula. Os juniores da sua classe estão enfrentando uma época em que as pessoas demonstram um quadro de extrema ansiedade. Talvez seja esse o maior problema da geração atual. Cada dia mais aumenta a sensação de que não temos tempo para fazer mais coisas durante as 24 horas disponíveis. No caso de seus alunos, apesar do tempo que eles têm disponível para fazer várias atividades além de estudar, é fundamental que não o gastem com coisas fúteis, como ficar o dia inteiro na frente do computador ou do celular.
Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre o salmo 40, também conhecido como o salmo da paciência. O salmista inicia este salmo, dizendo que ele esperou com paciência no Senhor e alcançou resposta. Para muitos, esperar não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se fala em demonstrar paciência durante a espera. Seja qual for a sal pressa ou a de seus alunos, a Bíblia ensina que a paciência, além de uma virtude preciosíssima para a vida cristã, é também uma necessidade se quisermos ter qualidade de vida. Quando somos pacientes, isso significa que nada pode abalar a confiança que temos no Senhor (Rm 5.3-5). Isso significa também que aprendemos que, por mais cuidadosos e esforçados que sejamos, precisamos aprender a esperar o tempo de Deus para nossas vidas.
Neste salmo, o salmista declara que “feliz aquele que confia em Deus, o Senhor” (v. 4). Ele declara também que tem prazer em fazer a vontade de Deus, em guardar a sua lei no coração (v. 8). Por essa razão, nada pode abalar a fé do salmista porque o seu coração está derramado na presença de Deus. Ele confia no amor e na fidelidade de Deus para o guardar (v. 11).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas deste salmo e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante considerar que ser paciente não é uma tarefa fácil. Mostre aos juniores que precisamos, diariamente, exercitar a paciência. Seja na hora de falar, quando estivermos numa fila ou mesmo quando chega a nossa vez, devemos aprender esperar com educação e paciência (Pv 15.23). O salmista teve de aprender a esperar com paciência quando enfrentou uma adversidade. Ao final, o Senhor lhe concedeu vitória e ele testemunhou o quanto é importante esperar com paciência no Senhor em oração.
Quase todos os personagens bíblicos, em algum momento de suas respectivas histórias, tiveram de esperar pela resposta ou provisão do Senhor (Gn 21.5; Jó 472.12-17). Ensine aos juniores que da mesma maneira somos convidados a exercitar a paciência e esperar pela resposta de Deus. O próprio Senhor Jesus teve de esperar com paciência quando foi rejeitado, surrado e sofreu várias dores sobre a cruz (Hb 12.1-4). Nem mesmo os apóstolos foram poupados de enfrentar perseguições e aflições, quanto mais os servos do Senhor nos dias atuais.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, organize com seus alunos várias cadeiras no centro da sala de aula. Disponibilize um aparelho de som ou mesmo o celular com um louvor bem alegre. Os alunos deverão circular as cadeiras e, quando a música parar, deverão tomar lugar nas cadeiras. Quem não conseguir se assentar fica de fora da brincadeira. Retire uma cadeira e continue tocando a música para os alunos circularem as cadeiras. A brincadeira continua até que sobre apenas uma cadeira. Ao final, explique aos alunos que essa experiência nos ensina que devemos ser pacientes quando não conseguirmos alcançar os nossos objetivos. Se não foi possível dessa vez, certamente, teremos outra oportunidade ou conseguiremos alcançar a vitória de acordo com a vontade de Deus. Precisamos aprender a sermos pacientes.
Tenha uma ótima aula!