Lição 4 – O Tribunal de Cristo
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 3.13-15.
Tópicos da Lição:
1. QUEM SERÁ JULGADO?
2. O QUE SERÁ JULGADO?
3. COMO SERÁ A RECOMPENSA?
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a paz do Senhor.
Na lição desta semana, seus alunos verão que todas as obras praticadas pelos crentes durante o tempo em que estiveram neste mundo, servindo a Deus, terão uma recompensa. A Obra de Deus sempre contou com pessoas comprometidas e capazes de realizar os propósitos divinos com dedicação e alta qualidade. Em contrapartida, ainda no Antigo Testamento, o Senhor alertou pela boca de seus profetas que “Maldito aquele que é relaxado no serviço de Deus!” (Jr 48.10). Logo, seja qual for a época, a Obra de Deus também teve de lidar com pessoas que não tiveram o mesmo nível comprometimento em todas as épocas.
No tocante ao serviço realizado pela Igreja Primitiva é muito comum encontrar no livro de Atos, bem como nas Cartas do apóstolo Paulo, registros de episódios em que os cristãos eram muito dedicados ao serviço na Obra do Senhor. Seja no cuidado com as necessidades materiais de seus irmãos ou mesmo no sacrifício de suas próprias vidas em favor da pregação do evangelho, os primeiros crentes eram seriamente comprometidos (At 2.42-47; 20.24). A lição mostrará que todos os servos de deus que se dedicaram a servi-lo neste mundo, assim como os que tiveram uma vida obediente à Palavra de Deus, receberá o galardão da herança assim que acontecer o Arrebatamento da Igreja.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais sobre “O Tribunal de Cristo”, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Quem Será Julgado?”, destaca quem serão as pessoas que passarão por esse primeiro julgamento realizado pelo nosso Senhor Jesus. Diferentemente daqueles que serão julgados e condenados em razão de viverem uma vida de pecados e distantes de Deus, no Tribunal de Cristo, os cristãos salvos terão as suas obras julgadas (Rm 14.10). Ao ser chamado pelo Senhor, o crente realiza serviços na Obra de Deus para os quais recebe a capacitação do Espírito Santo. Esse serviço é realizado mediante a distribuição dos dons espirituais e ministeriais. Os dons funcionam como ferramentas espirituais que o crente recebe para servir a Deus. Nesse sentido, cada crente tem um chamado específico que, em alguns casos, pode receber um dom ministerial. Para termos a certeza do chamado de Deus para nossas vidas precisamos orar continuamente e exercitar os dons que recebemos.
O segundo tópico, que tem como título “O Que Será Julgado?”, apresenta o que será julgado no Tribunal de Cristo. Como tratamos anteriormente, somente os crentes salvos comparecerão a este julgamento. Nessa ocasião, suas obras serão avaliadas na intenção de definir se as mesmas forma feitas com excelência, de boa vontade ou apenas para cumprir um a obrigação como cristão. Note que o serviço, embora seja um privilégio para o crente, muitas vezes não é realizado com afinco e, portanto, não seria justo que todos recebessem a mesma recompensa pelo trabalho realizado. Nesse mesmo sentido, o comportamento do crente também será julgado, isto é, não apenas em relação ao que praticamos na Obra de Deus, mas também a forma como tratamos os nossos irmãos (2 Co 5.10).
O terceiro tópico tem como título “Como Será a Recompensa?”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que Deus recompensará o trabalho realizado com amor em sua Obra. Entretanto, o texto bíblico de 1 Co 3.11-15 discorre que as obras realizadas pelos crentes passarão pelo fogo. Logo, haverá aquelas que resistirão e outras que não suportarão. Essa cena ilustra o fato de que Deus tem compromisso com a verdade. Ele recompensará com a glória merecida aqueles que realizarem a sua Obra com excelência. A Bíblia menciona também que é melhor ajuntar tesouros no céu do que na terra. Quem pratica boas obras ajunta tesouros no céu e, no tempo certo, será recompensado. Essa recompensa trata-se de presentes especiais que os salvos receberão. Não se sabe ao certo como serão esses presentes, somente sabemos que haverá diferença entre recompensas entregues pelo nosso Senhor.
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição aos seus alunos, elabore presentes para os seus alunos. Verifique o comportamento, a presença e o comprometimento de cada aluno ao longo desses primeiros domingos do trimestre e entregue presentes diferentes de acordo com o desempenho deles. Mostre com esse exemplo que só receberemos recompensas maiores da parte de Deus se o servirmos e nos comportamento com excelência em Obra.
Ótima aula!