Lição 3 – União e coragem para romper muralhas
OBJETIVO
Que os Primários entendam que, unidos e em obediência ao Senhor, alcançamos grandes vitórias.
PONTO CENTRAL
Quando há obediência e união entre os irmãos, tudo termina bem.
MEMÓRIA EM AÇÃO
“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!” (Salmos 133.1)
Querido(a) Professor(a), na próxima aula vamos ensinar aos nossos pequeninos uma preciosa lição sobre a importância da obediência a Deus e da união com o próximo para superarmos os desafios. Certamente, você mesmo possui inúmeros testemunhos dessa verdade experimentados ao longo de sua trajetória.
Quem sabe, nesse momento de sua vida você não esteja diante de algum problema aparentemente tão intransponível quanto as muralhas de Jericó. Se você pode contar com o apoio e ajuda sincera de ao menos um irmão em Cristo de confiança, então você é um bem-aventurado. Entretanto, caso tenha se sentido sozinha em meio a tribulações, por que não procurar aquela amiga, mentora ou líder espiritual de sua confiança?
Como sempre frisamos aqui, antes de falar com os seus Primários, o Senhor quer falar com você. Afinal, precisamos ensinar o que temos vivido.
Lembre-se: “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.
Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar” (Eclesiastes 4.9-12).
Como educadores, sabemos com ampla comprovação prática, que as crianças aprendem mais por meio do exemplo do que apenas por palavras. Por isso, caso seja possível e se o Senhor tocar o seu coração, compartilhe em classe um testemunho especial de alguma situação que parecia insuperável, mas com obediência ao Senhor e a ajuda de seus irmãos em Cristo, a vitória chegou. Resuma ou simplifique o relato da situação, adequando-a a faixa etária de seus pequeninos.
Procure aplicar todo o conteúdo pedagógico presente em sua revista, não esquecendo da sugestão na sessão “A Arte de Ensinar”, a qual propõe o trabalho de equipe para elaborar a dramatização da história de hoje.
Existem muitos corinhos infantis a respeito dessa história que podem tornar este momento ainda mais divertido, cooperando para uma assimilação mais ampla e memorização eficaz, por meio da própria lição experimentada na prática.
Se possível, leve uma caixa de bombom para premiá-los pelo empenho coletivo. E, a fim de não dar margem para discussão, todos os bombons podem ser iguais ou sortidos por cada criança, bem rapidamente e de olhos fechados.
Parabenize a todos pelo belo trabalho em equipe, enfatizando que até as “batalhas” mais difíceis trazem-nos boas experiências quando as enfrentamos unidos a Deus e aos nossos amigos!
O Senhor abençoe você e a sua classe. Ótima aula!