Lição 4 – Humanidade, a coroa da criação
Leitura Bíblica: Gênesis 1.26-31; 2.15
A mensagem: “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.” Gênesis 1.27
Objetivos:
• DESTACAR a narrativa bíblica sobre a criação do ser humano;
• ENSINAR que o ser humano foi criado à imagem de Deus;
• ENFATIZAR a responsabilidade do ser humano diante da Criação.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
“Tanto o homem quanto a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto da evolução. O homem e a mulher, igualmente foram criados à ‘imagem’ e ‘semelhança’ de Deus.
À base dessa imagem, podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-o.
Eles tinham semelhança moral com Deus, pois não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o certo (Ef 4.24). Viviam em comunhão pessoal com Deus, que abrangia obediência moral e plena comunhão.
Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada.
Na redenção, os crentes devem ser renovados segundo a semelhança moral original.
Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente, emoções, autoconsciência e livre-arbítrio.
Em certo sentido, a constituição física do homem e da mulher retrata a imagem de Deus, o que não ocorre no reino animal. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visualmente a eles e a forma que seu Filho um dia viria a ter.
O fato dos seres humanos terem sido feitos à imagem de Deus não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e dependente de Deus. Toda a vida humana provém inicialmente de Adão e Eva” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1991, p.33).
Boa Aula!
A missão não pode parar!
Fonte: Revista Lições Bíblicas: A Razão da Nossa Fé. Lição 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.