Lição 2 – Sinais da Volta de Jesus
A lição de hoje encontra-se em: Lucas 21.8-12,19.
Tópicos da Lição:
1. SINAIS SOBRE A TERRA
2. SINAIS NA VIDA RELIGIOSA
3. SINAIS NA VIDA SOCIAL E MORAL
Amigo(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a paz do Senhor.
Nesta lição, seus alunos estudarão sobre os sinais da Volta de Jesus registrados nas Escrituras Sagradas. Estes sinais estão presentes no cotidiano da sociedade de forma tão latente que é possível encontrá-los com facilidade. Para os incrédulos, as palavras de nosso Senhor são tratadas como contos, mitos e falácias. Muitos tentam explicar por meio da ciência que estes sinais não são uma revelação divina, e sim o resultado da ação do homem na natureza. Entretanto, a Bíblia já havia anunciado todas essas coisas quando nenhuma delas sequer existia (Mt 24.4-8).
Os sinais da Volta de Cristo se mostram sobre a Terra por meio de eventos climáticos que têm alterado o curso da natureza e trazido várias catástrofes (Mt 24.7; Lc 21.11). Os sinais se mostram também na vida religiosa. Tanto no que diz respeito ao comportamento das instituições religiosas quanto em relação a forma como as pessoas praticam a religião têm sido impactados de forma significativa. Além desses, os sinais se mostram presente nas relações da sociedade. A inversão de valores, a banalidade do pecado, bem como outras formas de pensar o que é certo ou errado do ponto de vista relativista, comprovam que, quanto mais perto estamos de vivenciar o Dia da Volta de Cristo, mais intensificado se mostram os sinais.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais acerca dos “Sinais da volta de Jesus”, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Sinais Sobre a Terra”, destaca a constante degradação da Terra em função do agravo das condições climáticas. Alguns acordos têm sido realizados na intenção de tentar reduzir o aquecimento global, porém pouco tem sido feito na prática. De outro modo, tem aumentado a frequência com que os desastres naturais ocorrem com o passar dos anos. Muitas dessas catástrofes são o resultado da ação do homem na natureza, inclusive, pelo mau uso dos recursos naturais e pela degradação do meio ambiente (Lc 21.25,26). Sem contar a quantidade de doenças, novos vírus e bactérias resistentes aos antibióticos que tem surgido em vários lugares do mundo (Mc 13.8).
O segundo tópico, que tem como título “Sinais na Vida Religiosa”, ressalta o aumento no número de falsos ensinamentos que tem surgido na atualidade (2 Pe 2.1). Alguns até mesmo no meio evangélico tentam inovar o discurso, dizendo que a Bíblia encontra-se desatualizada ou mesmo que a interpretação bíblica está errada quanto a uma série de temas. É curioso que um livro que foi escrito em um período em torno de 1600 anos, com a participação de 40 autores, somente agora seja considerado escrito ou interpretado de maneira equivocada (Mc 13.22). Nesse caso, milhares de teólogos e estudiosos teriam cometido o mesmo erro por vários séculos e somente essa pessoa estaria certa na sua aferição. Esse é mais um reflexo da apostasia e do exercício da fé superficial, prenunciados pelas palavras do apóstolo Paulo, quando afirmou que nesse tempo apóstata a Igreja enfrentaria tempos trabalhosos (2 Tm 3.1).
O terceiro tópico tem como título “Sinais na Vida Social e Moral”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que estamos vivendo um tempo de inversão de valores. Muitas práticas que antes eram consideradas pecaminosas, agora são consideradas como certas, permitidas. Aos que tentam manter os valores conservadores apontados pela Palavra de Deus são considerados radicais, extremistas religiosos. Seus alunos precisam estar preparados para este momento. Mais cedo ou mais tarde a Igreja do Senhor será perseguida por não se curvar diante do pecado e do mundo. O aumento da imoralidade sexual, da libertinagem, o conceito distorcido de família, bem como a falta de amor e empatia para com o sofrimento do próximo são sinais consideráveis de que vivemos em meio a uma sociedade distante de Deus (Ef 4.19; 1 Ts 4.3).
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição aos seus alunos, elabore juntamente com toda a classe um grande jornal. Se preferir, você pode pedir sugestões de títulos aos alunos. Divida a classe em duplas. Cada dupla ficará responsável por selecionar em jornais, revistas ou mesmo da internet as matérias que confirmam que os sinais da Volta de Cristo estão se cumprindo. Em seguida, elabore colunas no jornal com os nomes das duplas e insira as matérias. O grande jornal pode ser organizado em folhas de papel 40kg. Ao final, deixe o material exposto no mural da sala durante todo o trimestre em que você abordará o assunto da revista.
Tenha uma ótima aula!