Lição 1 – A felicidade do justo
Salmos 1
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar que Deus reservou a felicidade para o justo e o castigo para os maus.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos iniciando o segundo ano do Novo Currículo de Escola Dominical. Esperamos que você esteja desfrutando de ricas lições com seus alunos. Nesta nova etapa do Currículo, mais especificamente neste trimestre, seus alunos aprenderão sobre o Livro de Salmos. Os salmos são cânticos que foram escritos por vários escritores e trazem importantes lições para o nosso relacionamento com Deus. Nesta primeira aula, o salmo que estudaremos é o Salmo 1.
O salmo 1 apresenta o contraste entre os justos (aqueles que servem a Deus e praticam a sua vontade) e os maus (aqueles que praticam a maldade e não respeitam a vontade de Deus). O salmo começa com uma promessa de recompensa para aqueles que praticam o que é correto (v. 1): eles são felizes. A felicidade aqui não se resume a um momento de alegria em razão do cumprimento da vontade de Deus, e sim ao caráter do salmista: ele é justo e, por isso, é feliz. Devido à sua obediência aos mandamentos do Senhor, o justo é próspero, anda na justiça, tem saúde, é abençoado (Pv 3.33; Is 26.7). O justo tem prazer na Palavra de Deus, aprende continuamente a fazer os mandamentos do Senhor e receberá a recompensa ao final desta vida (Sl 37.29).
Em contrapartida, os maus só sabem zombar de Deus, rejeitam os seus ensinamentos, praticam a maldade e nunca aprendem a fazer o bem. O resultado de suas ações é que, por mais que tentem se dar bem por um momento não prosperarão, murcharão como a planta que mora no deserto, serão como a palha que é espalhada pelo vento (vv. 4,5; Gl 6.7). No juízo de Deus, serão condenados e de maneira alguma desfrutarão da bênção juntamente com os justos. O fim dos maus será a condenação eterna (vv. 5,6).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que é recompensador aprender e obedecer aos mandamentos da Palavra de Deus. Este salmo ensina que aquele que deseja fazer o que agrada a Deus não se mistura com os maus nem pratica as suas más ações, ou seja, não zomba de Deus, não pensa em praticar maldades, não rejeita os ensinamentos da Palavra de Deus. Muito pelo contrário, pratica o que é justo, ajuda o próximo (Sl 15; 1 Jo 3.7).
Deus tem uma promessa de recompensar aqueles que obedecem aos mandamentos da sua santa Palavra e fazem o bem ao próximo. Mostre aos seus alunos a partir deste salmo que o Senhor observa as intenções de cada coração e vê de perto tudo o que estamos fazendo, seja bom ou ruim. Portanto, mostre para eles que vale a pena fazer o bem ao próximo e que Deus não deixará impune aqueles que fazem o mal (1 Pe 3.12).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, organize cartazes com seus alunos e peça para escreverem neles as ações que os justos praticam e as ações que os maus praticam. Em seguida, deixe os cartazes expostos no mural ou no quadro. Confeccione também uma grande Bíblia e um grande coração em formato de papelão. Deixe a Bíblia fixada no coração e reforce o ensinamento de que só aprendemos a fazer o bem quando guardamos a Palavra de Deus em nossos corações.
Tenha uma ótima aula e um excelente trimestre.