Lição 1 – A Palavra dos profetas sobre as últimas coisas
A lição de hoje encontra-se em: 1 Pedro 1.9-12.
Tópicos da Lição:
1. PROFECIAS QUE JÁ SE CUMPRIRAM
2. PROFECIAS QUE AINDA VÃO SE CUMPRIR
3. A PROFECIA-CHAVE
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a paz do Senhor.
Estamos iniciando o segundo ano do Novo Currículo de Escola Dominical. Esperamos que você esteja gostando de trabalhar com a nova revista. Neste novo ano que se inicia, seus alunos aprenderão sobre um tema que desperta a curiosidade de muitos crentes: a “escatologia” ou estudo sobre as últimas coisas. A Bíblia é o nosso manual de fé e prática. Nela encontramos orientações para uma vida abençoada. Mas as Escrituras têm um objetivo maior em relação à humanidade: mostrar o que o deve ser feito para herdar o céu.
Neste estudo sobre as últimas coisas, veremos que há profecias na Bíblia muito claras que apontam que o tempo do fim está mais próximo do que imaginávamos. Muitas profecias já se cumpriram, outras estão se cumprindo em nossos dias e há algumas que ainda vão se cumprir no decorrer dos próximos anos.
Para que os seus alunos aprendam um pouco mais acerca da Palavra dos Profetas Sobre as Últimas Coisas, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “Profecias Que Já Se Cumpriram”, destaca as profecias encontradas no Antigo Testamento que anunciavam a vinda do Messias a este mundo. Os profetas Isaías, Miqueias, Zacarias e Daniel foram os mais precisos sobre o nascimento (Is 7.14; Mq 5.2), vida, ministério (Is 35.5,6), morte (Dn 9.26) e ressurreição do Cristo (Sl 16.10; Os 6.1,2). Muitas dessas profecias se cumpriram, pois de fato o Messias veio de Belém, curou muitos cegos e coxos, entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, morreu sobre a cruz e ressuscitou ao terceiro dia.
O segundo tópico, que tem como título “Profecias Que Ainda Vão Se Cumprir”, apresenta as profecias que ainda vão se cumprir. Dentre muitas, as que merecem destaque estão: 1. A promessa de novo céu e nova terra: o Senhor prometeu que restaurará todas as coisas. No novo céu e nova terra não haverá mais dor, nem tristeza, pois já as primeiras coisas são passadas; 2. O julgamento dos povos: o Senhor reservou um dia para julgar todas as iniquidades cometidas debaixo do céu. Naquele grande Dia haverá o juízo de Deus sobre todo aquele que amaram viver no pecado, separados de Deus e praticando toda sorte de injustiça; 3. Os sinais dos tempos: antes que venha Arrebatamento da Igreja e, depois da Grande Tribulação, a Vinda do Senhor visível nas nuvens dos céus, muitos sinais aconteceriam e, na verdade, já estão se cumprindo: guerras e rumores de guerras, terremotos em vários lugares, doenças, esfriamento do amor e da fé. Todos esses sinais já se cumpriram, outros têm se intensificado. Esse cenário revela que a Volta de Cristo pode acontecer a qualquer momento.
O terceiro tópico tem como título “A Profecia-Chave”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que existe uma profecia na Bíblia que serve de referência para o cumprimento de muitas outras. Estamos falando da profecia de Daniel sobre as setenta semanas (Dn 9.24-27). A profecia revela que o Messias viria e instauraria o tempo da igreja neste mundo. Jesus já veio, morreu e ressuscitou. A igreja foi fundada e o período da sua existência neste mundo se findará com o Arrebatamento e o início da Grande Tribulação. As sessenta e duas semanas se encerram com o Arrebatamento da Igreja e, então, começará a última semana quando o Anticristo surgirá no cenário mundial e firmará uma aliança com Israel. Depois de três anos e meio a aliança será quebrada com os israelitas o homem da iniquidade se revelará (v. 27).
Todas essas profecias revelam o propósito de Deus para com o seu povo. Não há razão para duvidar de tais profecias, porquanto as primeiras anunciadas sobre o Messias já se cumpriram, atestando que a Palavra de Deus é a verdade.
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição aos seus alunos, elabore uma linha do tempo no quadro ou em um papel 40 kg. Anote as profecias que já se cumpriram e as que ainda vão se cumprir. Mostre aos seus alunos em que momento essas profecias se enquadram na história. Ao final, ressalte que a Palavra de Deus é fiel e tem se cumprido em nossos dias.
Tenha uma ótima aula e um excelente trimestre!