Lição 12 – Manassés, um rei arrependido
TEXTO BÍBLICO
2 Crônicas 33.1-20
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apontar que Deus perdoa os pecados do seu povo, porém não o isenta das consequências.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre o arrependimento. Havia um rei em Judá, cujo nome era Manassés. Ele havia se afastado de observar a Lei do Senhor e cometeu toda sorte de pecados. A história desse rei é muito interessante, haja vista que revela o tamanho da bondade e misericórdia de Deus sobre a pessoa que peca, porém se arrepende com o coração sincero (Sl 103.8-10). Os pecados de Manassés foram muito graves, inclusive, ele ofereceu o próprio filho em sacrifício para os ídolos (2 Rs 21.6). Isso, certamente, trouxe muita tristeza ao coração de Deus e consequências devastadoras para Manassés.
Em razão dos pecados de Manassés, o Senhor permitiu que ele fosse preso e levado para a Babilônia. Ali, no cárcere, Manassés verdadeiramente teve um encontro com Deus e se arrependeu de todo o coração. Deus viu que o arrependimento do rei foi verdadeiro e concedeu-lhe uma nova chance. Manassés retornou para Judá e os seus servos o restituíram ao trono como rei (2 Cr 33.11-13). Ele passou o resto da sua vida obedecendo à voz de Deus e, por isso, foi abençoado. O rei soube aproveitar a nova oportunidade que o Senhor o concedeu.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, é importante ensinar aos seus alunos que todo pecado tem a sua consequência. No caso de Manassés, ele teve de arcar com a consequência dos erros pequenos, mas também dos graves. Isso quase lhe custou a própria vida. Precisamos atentar para a gravidade das nossas decisões. A Bíblia diz que há caminhos para o homem que parecem ser corretos, porém o final deles pode resultar em morte (Pv 14.12). Reforce aos seus alunos que não podemos errar deliberadamente, pois há oportunidades que não teremos novamente.
Outro ensinamento diz respeito justamente ao aproveitamento das oportunidades que recebemos. A história de Manassés ensina que o arrependimento e o perdão divino são possíveis em qualquer situação. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas desperdiçam as oportunidades que o Senhor as oferece. Reforce aos seus alunos que Deus espera que aproveitemos bem cada chance, pois não há certeza de que teremos outras oportunidades. Além disso, precisamos ter em mente que Deus sonda o nosso coração e sabe se o nosso arrependimento é sincero ou não (1 Cr 28.9). Manassés teve de experimentar o sofrimento para aprender que Deus não deseja o nosso mal. Muito pelo contrário, Ele quer nos abençoar para que estejamos continuamente em sua presença.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, reúna os alunos em forma de círculo e peça que cada um deles conte o seu testemunho sobre como veio a fazer parte da igreja. Pergunte se já tomaram a decisão de aceitar a Jesus como Salvador. Explique que essa decisão deve ser tomada, independentemente, se a família do aluno já era crente desde o seu nascimento. Mostre que o Senhor está nos dando a oportunidade de servi-lo com um coração sincero e não podemos desperdiçar esta oportunidade.
Tenha uma ótima aula!