Lição 11 – Deus nosso socorro
OBJETIVO DA LIÇÃO
Enfatizar o amor e o cuidado de Deus para com o seu povo, neste mundo e por toda a eternidade.
PREZADA PROFESSORA
Estamos chegando ao término do Livro de Salmos. Como a temática das lições e o preparo das aulas refletiram em sua vida particular? Você permitiu que a Palavra de Deus lhe alcançasse o coração, trazendo-lhe confiança na proteção divina e no seu cuidado? Na lição deste domingo veremos que Deus é o nosso socorro (Sl 121). Afinal, não são apenas as crianças que sentem medo, não é? Talvez os nossos temores não sejam os mesmos que os delas, mas alguns deles são igualmente infundados. Outros têm razão de ser. Reais ou imaginários, todos os nossos medos e ansiedades devem ser lançados sobre o Senhor Jesus. Posso partilhar com você um texto de um de meus autores favoritos? “A valise da culpa. Um saco de desgosto. Você acomoda a grossa sacola de fadiga sobre um ombro, e pendura a bolsa de aflição sobre o outro. Adiciona uma mochila de dúvidas, mais a mala postal noturna de solidão, e um baú de temores. Logo você arrastará mais trastes que um carregador. Não admira que esteja cansado ao final do dia. Puxar bagagem é exaustivo… Deus está lhe dizendo: ‘Arrie a carga. Você está carregando pesos que não tem de suportar. Vinde a mim’, Ele convida, ‘todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei’ (Mt 11.28). Se nós lho permitirmos, Deus tornará mais leve o nosso fardo” (Aliviando a Bagagem, Max Lucado).
ESPAÇO DA CONVIVÊNCIA
Receba cada criança, perguntando individualmente: Como você está? Como está a sua família? O papai e a mamãe estão bem? Hoje vamos aprender que Deus protege a nossa vida e a nossa família (caso haja entre os alunos algum que não viva com os pais, ou more apenas com um deles, pergunte pela pessoa com quem ele vive). Somente o nosso Deus é o Deus verdadeiro e está sempre pronto para nos socorrer. Quando você e sua família estiverem em apuros, peça ajuda ao Papai do Céu e Ele irá ao seu encontro para te ajudar e livrar de todo e qualquer mal.
PERFIL DA CRIANÇA
“No aspecto emocional, as crianças desta idade são notadamente sensíveis. Mostram-se afetuosas, desejosas de agradar as pessoas e de receber carinho. Quando não recebem a atenção de que carecem, procuram obtê-la sendo demasiadamente boas, ou rebeldes. É por isto que às vezes choram, gritam, fazem pirraça. Pais e professores devem ter o cuidado de premiar as boas atitudes, e não as más. Se um pequenino se atira ao chão, gritando e esperneando porque lhe negaram um determinado objeto com que desejava brincar, e os adultos, para verem-se livres do aborrecimento, cedem, estão comunicando a esta criança que ela sempre conseguirá o que quiser, comportando-se deploravelmente.
A melhor atitude, neste caso, é ignorá-la. Quando vir que nada conseguiu, e se cansar de chorar, ela interromperá a “crise”. Entretanto, numa sala de aula com outras crianças, não dá para ignorar o barulho e o transtorno que ela criará. Na medida do possível, um auxiliar deve carregá-la para um canto à parte, ou para fora da classe, e dizer-lhe firmemente, mas sem perder a calma, que ela está atrapalhando os coleguinhas, e só poderá voltar para junto deles depois que parar de fazer barulho. Em geral, isto funciona” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Relembre o versículo do dia com eles. Faça uma oração breve, pedindo a Deus que os proteja onde estiverem e também os colegas que não puderam ir à Escola Dominical. Lembre-os que Daniel orava três vezes por dia e diga para que orem em casa também. Despeça-os com um abraço afetuoso e diga que no próximo domingo eles aprenderão mais coisas que acontecem quando eles oram.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!