Lição 10 – Como eu amo a tua Palavra
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar às crianças a honrar, valorizar e ter a Palavra de Deus como guia, regra de fé, prática e conduta.
PREZADA PROFESSORA
“Lembramos, mais uma vez, que a criança do maternal acha-se numa faze em que come muito, dorme bastante, e cresce ininterrupta e rapidamente. Resultado: é uma criança cheia de energia.
E toda energia sem controle é desastrosa, como bem explica o Pr. Antônio Gilberto, ao falar dos dons espirituais. Explica ele que, ‘a eletricidade, quando domada nas subestações, torna-se apropriada ao consumo doméstico, mas nas linhas de alta tensão é letal e destruidora’. O mesmo princípio aplica-se à energia física acumulada nas crianças. Se ela for bem canalizada e distribuída em atividades diversas, ao longo da aula, resultará em melhor aproveitamento do ensino por parte do aluno, e satisfação sem estresse para o professor.
Frisamos que o aprendizado dessa ‘turma enérgica’ se dá principalmente por meio do olhar as coisas, do gesticular, repetir falas, pular, correr, atirar coisas, etc. Tenha isto sempre em mente, e não caia no erro de esperar, muito menos de exigir, que os seus alunos fiquem sentados passivamente, ouvindo-o contar uma história ou explicar um conceito.
Permita-lhes participar ativamente da aula, repetindo as falas dos personagens, limitando-lhes os movimentos, e ‘conversando’ com eles, ao dirigir-lhes cumprimentos, elogios, palavras de consolação, repreensão etc” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DA CONVIVÊNCIA
Ao receber cada aluno, faço-o sentir-se especial e amado. Depois que todos os alunos chegarem e já estiverem acomodados, ore com eles. Sempre inicie e conclua a lição com uma oração. Explique que na lição deste domingo vamos aprender um Salmo que fala a respeito da Bíblia, o Livro de Deus. Diga que a leitura da Bíblia nos faz mais inteligentes. Depois, convide as crianças para que usem a inteligência que Deus nos dá para que o nome do Senhor seja glorificado. Depois faça um período bem alegre de cânticos e encerre com a seguinte oração: “Deus, obrigada pela Bíblia, a sua Palavra. Ela me dá inteligência. Em nome de Jesus, amém.
OFICINA DE IDEIAS
Ofereça aos alunos uma folha de papel ofício dobrada ao meio, formando duas páginas, e alguns lápis de cor. Oriente para que na primeira página eles desenhem a própria mão, contornando-a. Na segunda página, oriente para que desenhem figuras relacionadas a história bíblica ou ao versículo do dia. Enquanto realizam a atividade faça perguntas, como por exemplo? O que a Bíblia é? (Ela é o Livro de Deus, a Palavra de Deus). O que pode acontecer quando andamos em um lugar totalmente escuro? (Isso mesmo! Podemos cair e nos machucar.) Mas o que acontece quando acendemos a luz? (Quando acendemos a luz podemos enxergar os perigos e nos desviar deles.) A Bíblia, o Livro de Deus, é a luz que ilumina o nosso caminho.)
ATÉ LOGO
Relembre o versículo do dia com eles. Faça uma oração breve, pedindo a Deus que os proteja onde estiverem e também os colegas que não puderam ir à Escola Dominical. Lembre-os que Daniel orava três vezes por dia e diga para que orem em casa também. Despeça-os com um abraço afetuoso e diga que no próximo domingo eles aprenderão mais coisas que acontecem quando eles oram.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!