Lição 10- Cuidado com as palavras
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 12.13,14; 13.3; 18.20,21.
Tópicos da Lição:
1. É PRECISO OUVIR MAIS
2. PARE E PENSE ANTES DE FALAR!
3. SEJA EDUCADO!
A paz do Senhor, prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes.
Na lição desta semana, seus alunos são convidados a refletir sobre o cuidado com as palavras. Tiago ensina em sua Carta que aquele que não peca no falar é também capaz de dominar o seu próprio corpo (Tg 3.2). O exercício do domínio próprio, isto é, o autodomínio sobre as nossas ações e reações requer, inicialmente, o controle sobre o que pensamos e falamos. Muitas pessoas têm extrema dificuldade de controlar a língua. Talvez essa seja a maior dificuldade dos seres humanos no que diz respeito a obedecer à vontade de Deus.
No contexto em que seus alunos estão vivendo, o controle sobre as palavras requer disciplina e exercício. Cabe a você, professor(a) da classe dos pré-adolescentes, orientar seus alunos a encontrarem o equilíbrio entre vencer a timidez e a disciplina em pensar antes de falar. Muitos pais não compreendem que a pré-adolescência é uma fase de amadurecimento das funções cognitivas. Muitas ideias estão fervendo na mente de seus alunos e a curiosidade por perguntar e aprender está mais aguçada. Nesse sentido, é preciso ensiná-los a ter paciência para pensar antes de falar e disciplina para não falar precipitadamente nas horas inapropriadas. Como a Palavra de Deus orienta, há “tempo de ficar calado e tempo de falar” (Ec 3.7).
Para que os seus alunos aprendam a ter o cuidado com as palavras, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “É Preciso Ouvir Mais”, destaca que o crente deve atentar para o que a Palavra de Deus ensina: “Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva” (Tg 1.19). Ouvir, mais do que um exercício, é uma necessidade na vida cristã. Qualquer cristão que almeja ter uma vida espiritual profunda com Deus e sucesso em tudo o que pretende fazer precisa aprender a controlar o que fala. Muitos pré-adolescentes são apressados para falar por conta da ansiedade (1 Pe 5.7). O cotidiano de seus alunos tem sido extremamente influenciado pela internet e o uso dos aplicativos digitais disponíveis nos celulares e tablets de última geração. Essa exposição extrema ao mundo digital tem provocado algumas alterações no comportamento dos seus alunos. Por esse motivo, é preciso ensiná-los a moderar o uso desses recursos e disciplinar os hábitos para que eles possam ter um comportamento equilibrado.
O segundo tópico, que tem como título “Pare e Pense Antes de Falar!”, ressalta os efeitos negativos da precipitação das palavras. Quem fala mais erra mais e essa verdade pode ser percebida em pessoas que não controlam as palavras (Pv 10.19). A lisonja, que é a bajulação; a aleivosia, que usa a verdade de maneira tendenciosa para enganar os outros; e a fofoca, que é compartilhamento de informações da vida dos outros sem consentimento; ou a calúnia, que é a acusação aberta contra a integridade de uma pessoa; resumem os pecados cometidos como consequência do falar sem pensar (Tg 3.3-6).
O terceiro tópico tem como título “Seja Educado!”. Neste tópico, seus alunos são estimulados a falar respeitosamente e humildemente com as pessoas. A Bíblia ensina que a resposta branda descia o furor (Pv 15.1). Esse versículo ressalta a importância de reagir com tranquilidade diante da ofensa. É fato que as nossas emoções ficam abaladas quando somos atacados, no entanto, reagir de acordo com o ensinamento bíblico resulta em bênçãos sem medida. Além disso, é importante destacar que cada pessoa é responsável pelo que diz ou faz. Cada pessoa terá de prestar contas a Deus por toda obra realizada diante de Deus e dos homens. Portanto, o cuidado com as palavras é um dever de todo cristão (Mt 12.36,37).
Professor(a), para endossar os ensinamentos elencados nesta lição, realize a seguinte atividade: divida a classe em dois grupos. Coloquem um sino amarrado com barbante no centro de uma mesa. Elabore perguntas sobre o conteúdo da lição. Cada grupo será representado por um aluno a cada pergunta. À medida que os grupos ouvirem a pergunta e souberem a resposta, o aluno representante vai em direção à mesa e toca o sino para responder. O aluno tem 5 segundos para responder. Se não souber ou responder errado, o outro grupo ganha a oportunidade de responder e marcar ponto, e assim a brincadeira continua. Faça quantas perguntas desejar para que todos os alunos do grupo participem da atividade. Se houver um integrante a mais, um aluno do grupo com número menor poderá responder à pergunta. Ao final, reforce a lição de que só devemos falar quando temos certeza.
Tenha uma ótima aula!