Lição 9 – Acazias, um rei de duro coração
TEXTO BÍBLICO
2 Crônicas 22.1-9
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar aos alunos que devemos rejeitar os maus conselhos e as más companhias.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
Na lição desta semana, seus alunos conhecerão a história de um rei que não quis seguir o bom exemplo de seu avô, o rei Josafá. Muito pelo contrário, ele seguiu o mau exemplo de Acabe e se misturou com os seus descendentes. Como se não bastasse, sua própria mãe lhe dava maus conselhos (2 Cr 22.3). Acazias teve um reinado curto e difícil porque não obedeceu aos mandamentos do Senhor e preferiu seguir os maus exemplos. As consequências foram as piores para este rei em razão das suas escolhas erradas.
Na ocasião em que o rei se aliou com seu tio Jorão, rei de Israel, para pelejar contra Hazael, rei da Síria, a batalha não saiu como eles esperavam. Tanto que o rei de Israel foi ferido nessa batalha e voltou para Jezreel a fim de se recuperar. Nesse tempo, Acazias foi visitá-lo e, juntos, foram ao encontro de Jeú, o comandante do exército. O final da história foi o mais trágico possível, pois Jeú tinha uma ordem de Deus para exercer o juízo sobre a casa de Acabe e sua descendência. Então ele prendeu e matou a Jorão. O rei Acazias, por causa da sua desobediência, também perdeu a vida. Além de ser um rei desobediente, andava com pessoas que fizeram males que desagradaram ao coração de Deus (2 Rs 8.25-29).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, vale destacar que os maus exemplos não devem ser imitados. Deus nos deu entendimento para identificarmos as pessoas, cujo comportamento são exemplos a serem seguidos, diferentemente de outras que devemos rejeitar suas ações (Ef 5.8-10). Acazias tinha à sua disposição o exemplo de fé apresentado pelo seu avô, Josafá. Entretanto, ele preferiu seguir os maus exemplos daqueles que pertenciam à casa de Acabe. Aprendemos com o seu exemplo que devemos observar as pessoas e avaliar se podemos considerá-las como referências ou não. Para tanto, precisamos analisá-las se estão de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus (Hb 5.13,14).
Outro detalhe importante que deve ser ressaltado nesta lição é que, além dos maus exemplos, Acazias também resolveu se reunir com aqueles que não seguiam a direção de Deus. Seu tio, por exemplo, não é relatado na Bíblia como um homem que temia ao Senhor. Pelo contrário, pelo fato de ser descendente de Acabe e de Jezabel, não rompeu com a prática da idolatria. Nesse contexto, Acazias descumpria o ensinamento do Salmo 1º, que diz que o justo é feliz porque não anda segundo o conselho dos homens maus e não participa de seus pecados (Sl 1.1,2). Mostre aos seus alunos que eles não devem andar ou compartilhar das atitudes praticadas por aqueles que não temem a Deus. Reforce que eles devem andar com aqueles que servem a Deus e desejam temê-lo.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, organize com seus alunos um cartaz que apresenta as atitudes dos bons exemplos que devem ser seguidos. Mostre para os seus alunos que, assim como devemos seguir os bons exemplos, devemos também ser bons exemplos para os nossos amigos e para as pessoas que estão ao nosso redor.
Tenha uma ótima aula!