Lição 4 – Jeroboão e a falsa fé
TEXTO BÍBLICO
1 Reis 12.16-33; 14.1-20
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ensinar que a idolatria traz muitos males para o povo de Deus.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus. Nesta lição, veremos como foi o reinado de Jeroboão. Após a desobediência de Roboão, o filho de Salomão que assumiu o trono de Israel em seu lugar, Deus permitiu que o reino fosse dividido em duas partes. A região norte, composta por dez tribos, permaneceu com o nome de Israel ou Reino do Norte. Já as tribos de Benjamim e Judá compunham o Reino do Sul, que manteve o nome de Judá. Assim se cumpriu a palavra revelada por Deus de que o reino seria dividido em dois reinos por conta da desobediência do rei Salomão (1 Rs 11.11-13).
O servo de Salomão, conhecido pelo nome de Jeroboão, foi escolhido pelo Senhor para governar o Reino do Norte (1 Rs 11.31). Quando Roboão desobedece a Deus e segue o conselho dos jovens, rejeitando o conselho dos anciãos de Israel, uma grande rebelião acontece em Israel, de modo que o povo decidiu abandonar a geração de Davi para levantar outro rei em seu lugar. Nessa ocasião, Jeroboão assume o trono do Reino do Norte e ordena que as dez tribos daquela região não descessem a Jerusalém para adorar a Deus. (1 Rs 12.26-28). O temor de Jeroboão era que o povo se arrependesse da decisão e resolvesse tornar a unificar o reino. Então, ele decide criar falsos deuses e instituí-los nas cidades de Betel e Dã e declará-los como imagens do “Deus” que havia tirado a Israel do Egito. Essa desobediência deixou o coração do verdadeiro Deus muito irado.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, a desobediência aos mandamentos da Palavra de Deus traz consequências devastadoras tanto para a vida espiritual quanto para a material (Dt 28.1,2). A idolatria de Salomão e a imprudência de seu filho, Roboão, resultaram no declínio da nação. Se eles permanecessem confiantes em Deus e obedientes à Lei divina, Deus teria abençoado e prosperado a nação, assim como fez nos dias de Davi.
Outro aspecto que deve ser considerado e ensinado aos seus alunos diz respeito à adoração a Deus. Jeroboão, o homem escolhido por Deus para prosseguir sobre o trono da nação de Israel, ainda que dividida, também não permaneceu na obediência aos mandamentos do Senhor (Rm 12.30-33). Com medo de perder o reinado que Deus o havia prometido, entregou-se à idolatria. Com isso, o declínio espiritual das tribos que faziam parte do Reino do Norte se estendeu às futuras gerações de tal modo que não houve mais restauração. Depois de alguns anos, Israel foi levado em cativeiro para Assíria e povos estranhos ocuparam aquela região que ficou conhecia como Samaria (2 Rs 18.11,12). Enfatize aos seus alunos que Deus não aceita mistura. A Igreja do Senhor não deve se misturar com as práticas pecaminosas praticadas por aqueles que não servem a Deus. A adoração e obediência a Deus são inegociáveis.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, leve para a aula várias cópias do mapa da divisão das tribos de Israel e entregue aos seus alunos. É importante que no mapa tenha apenas a divisão territorial sem os nomes das tribos. A tarefa é justamente que os alunos identifiquem os nomes das tribos e escrevam sobre o desenho. Depois peça que pintem as regiões que pertencem ao Reino do Norte e ao Reino do Sul com cores diferentes. Se preferir, a atividade pode ser realizada em dupla.
Tenha uma ótima aula!