Lição 3 – A Sabedoria e o Temor do Senhor
A lição de hoje encontra-se em: Provérbios 1.20; 2.1-10.
Tópicos da Lição:
1. O TEMOR DO SENHOR É O INÍCIO DA SABEDORIA
2. MEDO X TEMOR
3. HONRAR A DEUS NOS TORNA SÁBIOS
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Nesta lição, veremos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Deus reserva a verdadeira sabedoria para aqueles que respeitam a sua Palavra e reconhecem que não há outro Deus além do nosso Criador (Pv 2.7). A expectativa desta lição é mostrar aos seus alunos que é temendo a Deus que eles se tornarão sábios e prósperos. Muitos querem conquistar vitórias e adquirir riquezas, mas sem a ajuda de Deus. Na maioria das vezes, essas pessoas agem dessa forma porque querem ter conquistas sem que Deus faça parte de suas vidas ou mesmo tenham de prestar contas a Ele.
É importante entender que a conquista dos bens e riquezas deste mundo nem se comparam com o privilégio de ter a presença do Espírito Santo na própria vida. Por mais preocupados que estejamos com as coisas desta terra, o maior bem que o crente deve valorizar é a sua comunhão com o Senhor. “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida” (Mt 16.26). Logo, o mais importante da vida cristã é a preservação da comunhão com Deus.
Para que os seus alunos compreendam melhor sobre a sabedoria e o temor do Senhor, a lição destaca três tópicos que abordam como eles devem proceder:
O primeiro tópico da lição, que tem como título “O Temor do Senhor é o Início da Sabedoria”, destaca o conceito de sabedoria. Deferente do que muitos pensam a respeito do que é ser sábio, há várias pessoas que possuem profundo conhecimento sobre diversos assuntos. Entretanto, demonstrar sabedoria trata-se de uma habilidade maior com vista no uso adequado do conhecimento. O livro de Provérbios estimula a adquirir a sabedoria e aponta ser a melhor decisão (Pv 4.7-9). Por falta de sabedoria, muitos personagens bíblicos perderam a vida, outros sofreram graves consequências ou trouxeram sofrimento para os seus compatriotas (Jz 16.28-30; 1 Cr 21.9-14).
O segundo tópico, que tem como título “Medo X Temor” mostra a diferença entre esses dois conceitos. Temer a Deus não significa que tenhamos que ter medo dele. O temor envolve o respeito, a confiança e o desejo espontâneo por servir e amar a Deus. É fundamental que seus alunos aprendam que não devemos servir a Deus por medo ou obrigação. O nosso relacionamento com Deus é comparado a um relacionamento entre pai e filho. Os que são apenas servos não desfrutam de intimidade para com o Pai, apenas os que são seus filhos legítimos (Hb 12.5-8). Semelhantemente, devemos desfrutar da intimidade e do relacionamento sincero com Deus. Por isso, devemos obedecê-lo.
O terceiro tópico tem como título “Honrar a Deus nos Torna Sábios” e ressalta que à medida que honramos e reconhecemos o Senhor em nossas vidas, somos tratados da mesma maneira. O Senhor afirma em sua Palavra: “Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam” (1 Sm 2.30). Na presente passagem, Deus castiga a Eli por honrar mais os seus impiedosos filhos do que a Ele. Assim sendo, o Senhor nos mostra que a verdadeira sabedoria está reservada para aqueles que são retos de coração, para os que são sinceros (Pv 2.7). Estes, verdadeiramente, tornam-se sábios na presença de Deus.
Professor(a), para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, escreva no centro do quadro a palavra “sábio”. Pergunte aos alunos o que torna uma pessoa sábia. À medida que os alunos responderem, desenhe uma seta saindo da palavra “sábio e escreva a resposta do aluno. Passe para o próximo aluno e faça o mesmo. Esse método de participação coletiva chama-se mapa conceitual. Ele tem como finalidade explicar o significado de uma palavra a partir do que os alunos conhecem sobre o assunto. Ao final, complemente as respostas explicando que o temor ao Senhor é o principal fator que torna uma pessoa sábia.
Tenha uma ótima aula!