Lição 3 – Deus está sempre comigo
OBJETIVO DA LIÇÃO
Despertar nas crianças o desejo e a necessidade de buscar a presença e a vontade de Deus.
PREZADA PROFESSORA
Na lição deste domingo, estudaremos a respeito de mais um Salmo, o de número 16. O enfoque da lição é a proteção e o cuidado de Deus para conosco. Na história bíblica veremos o grande livramento que Deus deu a Daniel livrando-o dos leões famintos.
“Quantas vezes você já ouviu a história de Daniel na cova dos leões? Contar para as crianças, nem se fala. É, com certeza, uma história muito conhecida. Tão repetida que talvez passe despercebido pelos detalhes. Muitas lições podem ser extraídas desse episódio. Daniel era exemplar em seu trabalho, um homem honesto, correto em suas atitudes e temente a Deus. Tão honesto, que os homens que tramaram contra ele, movidos pela inveja, não encontraram falhas em seu trabalho e tiveram de atacá-lo na religião. Daniel era previsível: optava pela verdade, era justo, orava três vezes ao dia. E a Bíblia relata que isso era um costume. Não foi difícil, então, maquinar contra ele. Dario, por sua vez, deixou que a vaidade vendasse seus olhos e não percebesse o que estava se passando. Contudo, mostrou-se um homem de fé e não permitiu que seu momento de oração e adoração fosse interrompido. A Bíblia conta detalhes sobre o momento da oração de Daniel: Ele abria as janelas que davam para Jerusalém (o que demonstra atitude de respeito), ajoelhava-se (demonstra humildade) e orava, dando graças a Deus (gratidão). Ele costumava fazer isso três vezes ao dia (o que mostra perseverância e dedicação). A vida de Daniel era tão reta, que causava inveja em alguns e, também, admiração em outros, como acontecia com o próprio rei Dario. Mesmo que o coração de Dario estivesse aflito ao se dar conta do que tinha feito, seu ato impensado teve implicações. A fé de Daniel inspira o rei a também crer no sobrenatural: “Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.” Ao ver Daniel ileso, Dario se vinga dos invejosos e ainda honra o nome do Senhor diante de todas as nações” (ALMEIDA, Fabiana. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
É HORA DE PLANEJAR
Conforme as crianças forem chegando, converse com elas sobre os animais que elas conhecem. Pergunte quem já esteve em um zoológico, quais bichos viram, qual o som que eles emitem. Faça você também os sons e gestos dos animais. Diga que o Papai do Céu criou cada um deles. Não deixe de falar do leão e que ele se alimenta de carne.
OFICINA DE IDEIAS
Efésios 5.16 afirma que os dias são maus. Essa constatação vale também para os dias atuais. Com tanta violência pelas ruas, é natural viver apreensivo ou até mesmo assustado. Para os que confiam no Senhor, há uma promessa: “acharemos toda sorte de fazenda preciosa; encheremos as nossas casas de despojos” (Pv 1.33).
Para ilustrar a ideia de proteção, leve um guarda-chuva grande para a sala de aula. Abra e chame as crianças para debaixo dele. Cuidado para não se machucarem nas quinas. Fale com as crianças que o guarda-chuva protege da chuva, para que não fiquem molhados e gripados. Da mesma forma, Deus nos protege do perigo. Ele nos guarda enquanto estamos na rua e também dentro de casa.
ATÉ LOGO
Relembre o versículo do dia com eles. Faça uma oração breve, pedindo a Deus que os proteja onde estiverem e também os colegas que não puderam ir à Escola Dominical. Lembre-os que Daniel orava três vezes por dia e diga para que orem em casa também. Despeça-os com um abraço afetuoso e diga que no próximo domingo eles aprenderão mais coisas que acontecem quando eles oram.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!