Lição 2 – Salomão, o rei mais sábio
TEXTO BÍBLICO
1 Reis 3.5-15; 4.29-34
OBJETIVO DA LIÇÃO
Apontar o chamado de Salomão e a sabedoria que Deus o concedeu.
A Paz do Senhor, prezado(a) professor(a). Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre a história do rei Salomão. Ele é conhecido na Bíblia como o rei mais sábio que já existiu (1 Rs 4.29-34). A prova disso é que, assim que assumiu o reino, Deus apareceu a Salomão em sonho e perguntou o que ele desejava. Imediatamente, o novo rei pediu ao Senhor que lhe concedesse sabedoria em vez de pedir riquezas ou mesmo a justiça sobre os seus inimigos. O exemplo de Salomão tem muito a nos ensinar.
Salomão recebeu um reino próspero e teve a responsabilidade de levar a diante o legado de seu pai. Davi havia conquistado vitórias significativas para Israel e a tornou uma nação próspera e conhecida em todo o mundo antigo. A história vai mostrar que muitas coisas boas que ocorreram no reinado de Salomão é fruto do intenso trabalho de seu pai. Entretanto, a postura de Salomão com relação a Deus foi o principal fator que influenciou no sucesso de seu reinado (1 Rs 10.23,24).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar a história de Salomão ensinará aos seus alunos que Deus honra aqueles que o honram e depositam nEle a confiança (1 Sm 2.30). O sucesso de Salomão só foi possível porque ele buscou sabedoria em Deus em vez de pedir riquezas e honras. Isso prova que seus alunos devem, desde cedo, buscar a Deus e obedecê-lo. Servir ao Senhor, adorá-lo e reconhecê-lo em primeiro lugar faz com que o Senhor atente de um modo especial para aqueles que o reconhecem (Mt 6.33).
Outra lição que pode ser ensinada aos seus alunos diz respeito a prática da Palavra de Deus. Salomão não apenas pediu a sabedoria a Deus para se tornar um grande escritor, rei e conselheiro, mas também para saber como lidar com as pessoas (1 Rs 3.9,10; 2 Cr 1.10). Ele viveu a sabedoria na prática, haja vista o julgamento das mulheres que disputavam quem seria a verdadeira mãe de uma criança (1 Rs 3.24-28). Este é um exemplo claro de que o Senhor deve ser prioridade em nossas vidas. Fazendo assim, o Senhor também nos honrará.
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, entregue uma folha de papel sulfite A4 e confeccione com os alunos uma carta de oração. Apresente o exemplo de Salomão e pergunte aos alunos o que pediriam se Deus aparecesse a eles em sonho e perguntasse qual seria o desejo do coração deles. Ao final, ore junto com seus alunos para que Deus realize os pedidos escritos nas cartas e reforce o ensinamento de que Deus deve ser priorizado em nossas vidas.
Tenha uma ótima aula!