Lição 12 – A Rainha Corajosa
Você já assistiu a apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Acesse o link (https://youtu.be/aptFPNCiank) e veja o que preparamos para vocês.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que precisamos orar pedindo proteção e que Deus as protege.
PREZADA PROFESSORA
“Expressando admiração pela fé do jovem Timóteo, o apóstolo Paulo afirmou que ele, ‘desde a infância’, conhecia as sagradas letras. No original grego, o termo para ‘infância’ é brephos, que tanto designa ‘feto’, como ‘bebê’. Você percebe o que isto significa? Que desde a mais tenra idade Timóteo vinha recebendo os ensinamentos divinos. Posso imaginar a mamãe Eunice sussurrando um salmo, enquanto o ninava; posso vê-la pronunciando palavras de agradecimento ao Aba Pai, que o pequenino Timóteo repetia diante do prato de ensopado.
E quanto à vovó Lóide? Você pode vê-la sentada nos degraus da casa, com o netinho sobre os joelhos, pasmando-o com as maravilhosas histórias da travessia do mar Vermelho, do carro de fogo que arrebatou Elias, e de Daniel na cova dos leões?
A fé que Paulo admirava em Timóteo nascera primeiro em sua avó, Lóide, e em sua mãe, Eunice. Você pode perceber a fé passando de geração a geração? Você tem tido, em seu lar, o cuidado de transmitir aos filhos o conhecimento de Deus? E você os está conscientizando de que deverão, por sua vez, transmiti-lo aos próprios filhos, seus netos? Faça isto, e você terá uma geração espiritualmente sadia!
Como judias piedosas, Lóide e Eunice instruíram Timóteo na lei divina, e, quando mais tarde, conheceram o Evangelho, avó, mãe, e neto estavam prontos a receber a Cristo como Salvador. O pai de Timóteo era gentio (At 16.1), portanto, Eunice, a mulher devota, viu-se com a responsabilidade de ensinar ao filho “as sagradas letras que o tornaram sábio para a salvação” (2 Tm 3.15). A mãe cujo esposo não é crente tem uma responsabilidade maior: a de sozinha, encaminhar seus filhos a Cristo. Com sabedoria e graça, deve fazer em casa o culto doméstico, levá-los à igreja, e plantar em seus corações a fé autêntica, não fingida.
E você, que ainda não tem filhos… Bem, você é professor de uma classe de pequeninos! Olhe para cada um deles como um filho espiritual. Você tem nas mãos a oportunidade de conduzi-los à salvação e alicerçar lhes a fé que os susterá por toda a vida” (Adaptado de Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
SOMOS ASSIM
“Devido ao seu vocabulário limitado, a criança desta idade não consegue expressar tudo o que aprendeu. Lembre-se disso ao fazer perguntas sobre a história ou o ensino dado. Ainda que uma história lhe seja contada várias vezes, ela não será capaz de repeti-la integralmente. Contudo, recorda-se dos fatos da história” (Adaptado de Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES
Dê a cada aluno uma folha de papel e lápis preto para que desenhe um coração. A maioria das crianças de três e quatro anos já é capaz de desenhar um coração, mas talvez você tenha de ajudar algumas. A seguir, distribua retalhos de crepom de cores diversas, para que rasguem, façam bolinhas, e colem no coração. Converse: O seu coraçãozinho é bondoso? A rainha Ester tinha um coração bondoso e ajudou o seu povo.
ATÉ LOGO
Professora, caso haja tempo, repita com eles o versículo do dia. Depois, encerre a aula com uma oração. Ore, dizendo: “Papai do Céu, muito obrigada porque hoje eu aprendi que deve sempre buscar fazer a sua vontade, pois ela boa, agradável e perfeita. Peça a ajuda das crianças para deixar a sala organizada antes de irem. Incentive-os a ajudarem as pessoas sendo mais bondosos. Despeça-os com alegria e diga que espera por cada criança na próxima aula.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!