Lição 12 – Sansão livra Israel dos filisteus
TEXTO BÍBLICO
Juízes 15-16
OBJETIVO DA LIÇÃO
Destacar os meios milagrosos que Deus opera para livrar o seu povo.
Prezado(a) professor(a) da classe de juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Sansão Livra Israel dos Filisteus”. Na última aula, seus alunos estudaram como transcorreu a história de Sansão desde o seu nascimento até a vida adulta. Deus o separou para livrar o povo de Israel do domínio dos filisteus. Por esse motivo, Sansão possuía uma força extraordinária. Ele tinha tudo para ser um excelente juiz em Israel, porém o desrespeito ao voto de nazireado, o casamento equivocado com uma mulher filisteia e a falta de seriedade quando propôs o enigma aos seus inimigos revelavam a fragilidade do caráter de Sansão. Nesta lição, seus alunos verão como Deus usou Sansão para cumprir o juízo sobre os filisteus, apesar dos erros cometidos pelo juiz de Israel.
Como se não bastasse os atos irresponsáveis cometidos quando ainda estava com seus pais, os últimos atos de Sansão foram ainda piores. A Bíblia discorre que, depois de derrotar os filisteus por várias vezes, Sansão se apaixonou por uma mulher que se chamava Dalila. Ela foi contratada pelos filisteus para descobrir qual seria o segredo da força de Sansão (Jz 16.4-6). Depois de muito insistir diariamente pedindo que Sansão lhe contasse o segredo, Dalila, finalmente, conseguiu convencê-lo. O insensato juiz de Israel cedeu à pressão e contou o segredo da sua força estava em seu voto de nazireado. Ele não podia passar navalha em sua cabeça, porquanto, se assim o fizesse, perderia completamente as suas forças (v. 17). A história de Sansão tem muito a ensinar.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, seus alunos precisam aprender a partir do exemplo de Sansão que a obediência aos pais é importante não apenas durante a infância, mas também para o resto da vida. A Palavra de Deus apresenta uma promessa de que o Senhor concede vida longa e próspera para aqueles que são filhos obedientes e honram seus pais (Ef 6.1,2).
A segunda lição que pode ser ensinada aos juniores diz respeito a nossa aliança com Deus. Assim como Sansão tinha um voto de nazireado como um sinal de compromisso com a vontade de Deus, os servos de Cristo têm o seu santo Espírito. Não podemos entristecer o Espírito Santo, pecando contra Ele ou tratando a nossa vida espiritual de forma relaxada sem compromisso com os ensinamentos da Palavra de Deus (Ef 4.17-32). A vida que Sansão levava era completamente descompromissada com a Lei deixada por Moisés aos seus antepassados (Êx 20). Quanto mais a igreja do Senhor que recebeu o Evangelho da graça, não pode deixar-se levar pelas ofertas do mundo ou de Satanás para pecar contra Deus (Tg 4.7).
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, você pode realizar a seguinte atividade: prepare um cartaz e apresente todos os erros cometidos por Sansão ao longo da sua história. Se preferir, você pode utilizar ilustrações de visuais antigos para construir um breve relato para inserir no cartaz. Em seguida, aponte os erros de Sansão e mostre que nós, como servos de Deus, também somos tentados a pecar contra Deus e deixarmos de lado a nossa comunhão com o Senhor Jesus. Mostre aos seus alunos qual foi o fim de Sansão e ressalte a importância da perseverança em obedecer aos mandamentos do Senhor.
Tenha uma excelente aula!