Lição 11 – Josias o menino rei
Você já assistiu a apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Acesse o link (https://youtu.be/aptFPNCiank) e veja o que preparamos para vocês.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Motivar as crianças desde cedo a buscar a vontade de Deus em tudo que fizer.
PREZADA PROFESSORA
Estamos quase concluindo o trimestre. Em geral quando começamos um novo período de estudos bíblicos com as crianças ficamos empolgadas, desejamos realizar todas as atividades e não descuidamos da oração. Contudo, com o passar do tempo, em alguns momentos nos sentimos cansadas e já não oramos como deveríamos. Todavia, não podemos nos esquecer de que a oração é fundamental em nosso ministério de ensino. Precisamos seguir o exemplo de Jesus, pois enquanto esteve aqui na terra, em diversas ocasiões Jesus afastou-se para orar a sós. Nisto, deixou-nos um exemplo grandioso. Passar tempo a sós, em oração, é primordial ao bem-estar espiritual. O crente deve seguir o padrão de oração estabelecido por Jesus e afastar-se por alguns momentos para falar a sós com o Pai. Estejamos cientes de que a falta destes instantes com Deus é uma prova de que a vida espiritual se acha decadente.
Para seguir o modelo deixado por Cristo, temos de abandonar as práticas que nos afastam de Deus e rogar-lhe misericórdia. Renovemos, diariamente, o nosso compromisso de manter com o Senhor um relacionamento íntimo e perseverante (Adaptado de Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
SOMOS ASSIM
Como já fez diversas conquistas no campo da aprendizagem, a criança de 3 e 4 anos mostra-se bem confiante e disposta a tentar, por si só, ações que antes eram feitas com a ajuda dos pais, ou dos professores. Devemos, portanto, oferecer-lhe oportunidades de fazer tarefas por conta própria. Isso demanda uma paciência extra do educador, pois temos a impressão de uma falsa perda de tempo. Lembre-se, contudo, de que o tempo gasto nesta etapa de ensino resultará, para o pequenino, em grande autonomia e autoconfiança (Adaptado de Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES
“Com giz ou fita crepe, faça alguns traçados no chão. Eles podem ter as seguintes formas: uma linha reta, uma espiral, ziguezague etc. Organize os alunos em fila. Explique que cada um terá a sua vez de percorrer os trajetos desenhados no chão, tentando ao máximo não se desequilibrar. Eles deverão ir colocando um pé à frente do outro, até concluir os traçados” (Adaptado de Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Professora, caso haja tempo, repita com eles o versículo do dia. Depois, encerre a aula com uma oração. Ore, dizendo: “Papai do Céu, muito obrigada porque hoje eu aprendi que deve sempre buscar fazer a sua vontade, pois ela boa, agradável e perfeita. Peça a ajuda das crianças para deixar a sala organizada antes de irem. Incentive-os a ajudarem as pessoas sendo mais bondosos. Despeça-os com alegria e diga que espera por cada criança na próxima aula.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!