Lição 10 – Papai do Céu Salvou Pedro da Prisão
Assunto da Lição: Oração
Para memorizar: “Ele está perto de todos os que pedem a sua ajuda, dos que pedem com sinceridade” (Salmos 145.18)
Orientações Iniciais
Professor(a), você já assistiu à apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Ainda dá tempo de ficar informado de tudo que será estudado neste trimestre. Acesse o link (https://youtu.be/CVagIJUA9tw) e veja o que preparamos.
Nesta aula, seus alunos deverão ser estimulados a confiar em Deus em todos os momentos; e entender que o Senhor sempre envia um socorro para nós. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Receba as crianças com um sorriso de alegria pela presença delas. A recepção em classe é um fator psicológico e de grande importância. Ser recebido com calor humano e expressões de alegria em um ambiente que inspire aconchego e tranquilidade dá ao aluno uma boa disposição para participar da aula e fixar o assunto.
Quando todos chegarem, ocupe-os com alguma atividade rotineira, como marcar a frequência. Cante louvores de acordo com o tema da lição. Dirija uma oração de agradecimento a Jesus porque Ele se interessa por nossas necessidades diárias.
Recolha as ofertas, mas antes explique que com elas expressamos parte de nossa gratidão. Prepare a turma para o comentário da lição.
Ensinando valores
A história de hoje ensina as crianças as crianças que a oração é a forma que temos de falar com Deus e Ele nos atende, enviando seus anjos para nos proteger. Esta lição se complementa com a lição passada.
Ensinando a história
O professor da Escola Dominical é responsável pela formação espiritual da criança, por isso, o seu papel é fundamental no processo de aprendizagem da palavra de Deus.
É necessário dar primazia aos aspectos mais importantes e deixemos o que é supérfluo e fútil para segundo plano. Um dos aspectos que merece maior valorização é justamente a educação das nossas crianças porque elas serão a futura igreja.
É necessário que se tornem cristãos fiéis, convictos, firmes na fé.
Devemos refletir sobre uma das melhores formas como nos relacionar com as crianças e conseguir conquistar o seu respeito e confiança. Não se deve fazer-lhes mimos em excesso, agradá-las nos mínimos detalhes, pois esse tipo de relacionamento só trará uma série de problemas que as prejudicarão no futuro. Certamente elas se tornarão dependentes, inseguras, prepotentes. O relacionamento deve ser afetivo de modo que a criança sinta segurança, o que não significa que não devemos estipular limites.
Reconheça, pois, o valor do teu trabalho diante de Deus.
Esteja sempre dependente da unção do Espírito Santo para levar a bom termo a tarefa que lhe foi confiada.
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical para esclarecer às crianças que a oração deve ser constante em nossa vida. Não precisamos marcar hora e nem lugar para falar com o Papai do Céu. Ao final, peça para que as crianças não faltem à próxima aula.
Plano de aula
O plano de aula é uma ferramenta indispensável à prática docente. Através dele, o professor tem uma possibilidade de se organizar melhor diante das várias atividades que serão realizadas no seu período de aula.
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, nesta insira os possíveis imprevistos, os fatos relevantes, os apontamentos de seus alunos, como respondem as perguntas e as atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia as os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.