Lição 10 – Jefté batalha contra os efraimitas
TEXTO BÍBLICO
Juízes 12.1-7
OBJETIVO DA LIÇÃO
Delinear que a falta de companheirismo pode gerar grandes divisões.
Prezado(a) professor(a) da classe de juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “Jefté Batalha Contra os Efraimitas”. Nesta lição, seus alunos conhecerão mais um episódio da história de Jefté. Dessa vez, o servo do Senhor teve de lidar com uma divisão entre o povo de Israel. A história que seus alunos verão nesta aula mostrará que a falta de união pode trazer muitos problemas. Quando os crentes se comportam de maneira orgulhosa e arrogante, não perdoando os erros dos irmãos, isso prejudica diretamente a vida espiritual da igreja. Apesar das diferenças, a igreja deve estar engajada no mesmo objetivo (cf. Rm 15.5-7).
Nesta história da lição desta semana, Jefté teve de combater os amonitas. Nessa ocasião, os efraimitas o acusaram de não os ter convidado para a batalha. Na mesma hora, Jefté afirmou que pediu a ajuda dos efraimitas, porém não obteve resposta. Em razão disso, o seu exército teve de lutar sozinho para vencer os inimigos (Jz 11.32). Os gileaditas e os efraimitas eram irmãos, porém, por causa da falta de união entre eles uma grande confusão se formou e os dois povos se acusaram. A divisão se tornou tão intensa que os soldados dessas duas tribos entraram em confronto. O final dessa confusão foi a morte de quarenta e dois mil efraimitas (Jz 12.6).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, nada desagrada mais o coração de Deus do que a desunião. Em provérbios 6.16-19, está escrito que seis coisas aborrecem ao Senhor e a sétima a sua alma abomina, isto é, “o que semeia contendas entre irmãos” (v. 19). A divisão entre os gileaditas e os efraimitas é uma prova de que a falta de união pode trazer problemas graves para o povo de Deus. A falta de união desagrada o coração de Deus porque ela fere o princípio da comunhão.
Outra lição importante que deve ser ensinada aos seus alunos diz respeito à comunicação. A falta de diálogo entre as duas tribos foi o motivo inicial da divisão, seguida do orgulho e vaidade. Essas atitudes devem ser abandonadas pelo povo de Deus, pois quando o crente persiste na ideia de que sempre está certo e desconsidera a opinião de seu irmão o resultado é a falta de companheirismo e o afastamento (Fp 2.3,4). É importante enfatizar aos seus alunos que a comunhão, a união e a humildade são fundamentais para que a igreja avance em seu propósito de pregar o Evangelho.
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: confeccione diversos envelopes com um cartão dentro e use fita adesiva para fixá-los no quadro. Nos cartões, escreva as atitudes que provocam desunião entre os crentes e, em outros, escreva aquelas que promovem a união. Peça para os alunos escolherem um envelope de forma aleatória. Ao final, cada aluno deverá abrir o envelope e ler a palavra que está no cartão. Em seguida, peça ao aluno que explique se a atitude colabora ou prejudica a união entre os irmãos e de que forma.
Tenha uma ótima aula!