Lição 9 – O rei que o Papai do Céu curou
Querido(a) professor(a), iniciamos mais um trimestre! Você já assistiu a apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Acesse o link (https://youtu.be/aptFPNCiank) e veja o que preparamos para vocês.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Que a criança compreenda que Deus tem poder para curar enfermidades.
PREZADA PROFESSORA
“O rei Ezequias certamente passou por muitos problemas em seu reinado. Afinal, o rei é responsável por manter a ordem: julgando, decidindo e gerenciando. Uma doença grave não estava em seus planos, morrer nem se fala. Ele não se sentia preparado para partir. Você pode não esta passando por um problema de saúde, mas há muitas outras situações que fogem do seu controle e parecem não ter solução. Imagine, então, se é um desses casos em que o próprio Deus já disse “Apronte-se para morrer!”
A primeira reação de Ezequias foi virar para o canto e orar. Há lugares em que você se sente mais à vontade com Deus, seja pelo silêncio ou pela privacidade. Ao virar para o canto, Ezequias “desligou-se” de todo o resto: era apenas Ele e Deus. Então, orou. Ele confiou que sua oração tinha poder para modificar os planos de Deus. Afinal, ele tinha o argumento de que serviu a Deus com fidelidade. Ezequias não tinha dúvidas quanto a sua vida reta diante do Senhor e pode dizer com propriedade: “sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse”. “A oração de uma pessoa obediente tem muito poder”, como diz Tiago 5.16. A questão é se realmente temos sido obedientes para fazer uma oração com a mesma autoridade. É possível dizer neste momento: “sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse”? Ser um cristão fiel a Deus em todas as áreas da vida concede a ele o direito de orar da mesma forma que Ezequias” (Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
“Receba as crianças com carinho e pergunte a elas sobre seus machucados. Incentive-as a contar os detalhes sobre o acidente. Questione o que fizeram quando aconteceu. Reserve um tempo para que todos possam contar e demonstre interesse. Faça a oração inicial pedindo a Deus cura para os problemas apresentados pelas crianças.
Oração
Sugestão: Papai do Céu, agradecemos por nos dar saúde. Por curar nossos dodóis. Não nos deixe ficar doentes. Amém!
Após as crianças contarem sobre seus machucados e todos orarem sobre o tema, converse sobre como cada parte do seu corpo é importante. Faça uma brincadeira com elas. Peça para taparem os ouvidos enquanto você fala alguma frase em tom baixo. Depois que destaparem os ouvidos diga: “Viram como os ouvidos são importantes? Se eles não existissem, não poderíamos ouvir as pessoas. O Papai do Céu nos ama tanto que nos deu dois ouvidos”. Depois peça para colocarem as duas mão para trás (para que não a utilizem) e pegarem o lápis em cima da mesa. Repita os comentários feitos anteriormente, desta vez, mencionando as mãos. Continue a brincadeira com outras partes do corpo. Comente como o Papai do Céu fez o nosso corpo perfeito e que Ele quer que tudo continue perfeito e funcionando bem. Por isso, se preocupa tanto com a nossa saúde. “O Papai do Céu foi quem fez o nosso corpo e é poderoso para sarar qualquer dodói” (Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Professora, caso haja tempo, repita com eles o versículo do dia. Depois, encerre a aula com uma oração. Ore, dizendo: “Papai do Céu, muito obrigada porque hoje eu aprendi que o Senhor nos cura. Peça a ajuda das crianças para deixar a sala organizada antes de irem. Incentive-os a ajudarem as pessoas sendo mais bondosos. Despeça-os com alegria e diga que espera por cada criança na próxima aula.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!