Lição 8 – Quem é o Presbítero?
A lição de hoje encontra-se em: 1 Timóteo 3.1-5; 5.17,18.
Tópicos da Lição:
1. O AUXILIAR DO PASTOR
2. AQUELE QUE ENSINA A DOUTRINA
3. UM EXEMPLO A SER SEGUIDO
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “Quem É o Presbítero?”. Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre o ofício do presbítero. Uma importante função que, muitas vezes, é mal interpretada pela membresia, principalmente pelos mais jovens. Aprender sobre a importância desses cargos na igreja é indispensável para que os pré-adolescentes cresçam com o devido respeito aos obreiros da Casa do Senhor.
A Bíblia ressalta a importância dos presbíteros para a obra de Deus. Nos dias da Igreja Primitiva, os presbíteros eram tratados com honra e respeito, haja vista que eram conselheiros e auxiliares dos pastores. Eles eram responsáveis por impor a ordem e zelar pelo funcionamento administrativo da igreja local (cf. 1 Tm 5.17). Além disso, o presbítero cuidava também do ensino das Escrituras Sagradas. Por essa razão, uma das exigências dos presbíteros é que ele seja um bom administrador da sua casa. Essa orientação observa a importância da coerência entre o que se pratica na vida pessoal e as verdades bíblicas ensinadas no exercício do ministério cristão (cf. 1 Pe 5.1-4).
O primeiro tópico, que tem como título “O Auxiliar do Pastor”, destaca o papel do presbítero como aquele que auxilia o pastor no trabalho de cuidar das ovelhas. Como um conselheiro e conhecedor das Sagradas Escrituras, o presbítero é um cargo que não pode faltar na Casa de Deus (1 Pe 5.2). O presbítero serve voluntariamente ao Senhor e tem a capacidades inerente de treinar pessoas. Além de estar sempre atento à organização e à ordem nas igrejas, os presbíteros zelam pela defesa da sã doutrina.
O segundo tópico da lição tem como título “Aquele que Ensina a Doutrina”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que a igreja, vez por outra, é atacada por falsos ensinamentos que tentam contaminar a verdadeira doutrina. Cabe ao presbítero, zelar pela defesa da doutrina bíblica e combater esses falsos ensinamentos, demonstrando ser um profundo conhecedor das Sagradas Escrituras. E não apenas isso, mas, também, apto para aconselhar os que precisam (cf. Tt 1.5-9). Isso exige dos presbíteros um dom muito importante e pouco procurado pela igreja: o discernimento de espíritos, que trata-se da capacidade espiritual de discernir o que é falso do que é verdadeiro, o que procede de Deus, bem como o que precede da natureza humana ou mesma da parte de Satanás.
O terceiro tópico da lição tem como título “Um Exemplo a Ser Seguido”. Neste tópico o destaque é para o respeito e honra devida ao presbítero. A Bíblia ressalta que aqueles que ensinam e pregam a Palavra de Deus devem ser tratados com dupla honra. Essa orientação do apóstolo Paulo a Timóteo aponta que os presbíteros são obreiros fiéis que trabalham com a finalidade de ajudar no crescimento e amadurecimento dos crentes (cf. 1 Tm 3.1-7). O exemplo desses obreiros pode e deve ser seguido pelos obreiros dos dias atuais. Os presbíteros da atualidade não podem se acomodar, pensando que a tarefa de zelar pela casa de Deus é responsabilidade dos diáconos ou que o ensino e a doutrina estão a cargo do pastor. Muito pelo contrário, Deus os chamou para zelar, organizar, apoiar e praticar todos esses exercícios de fé para a obra de Deus produza muitos frutos.
Para fixar os ensinamentos estudados nesta lição, oriente seus alunos a experimentarem por um momento o que faz o presbítero. Separe várias tirinhas de papel e escreva nelas as funções do presbítero. Ao final da Escola Dominical, os alunos deverão procurar o pastor da igreja e prontificar-se para cumprir durante a semana a responsabilidade de um presbítero. As atividades do presbítero podem ser distribuídas entre os pré-adolescentes ou eles podem revezar entre si. Combine antecipadamente com o pastor a realização desta atividade. Exemplos de ações do presbítero: liderar os diáconos na organização da igreja; ensinar um tópico bíblico no culto de doutrina; aconselhar alguns irmãos com a ajuda do pastor; visitar e orar pelos enfermos; participar de uma reunião administrativa da igreja; outras.
Tenha uma ótima aula!