Lição 7 – Quem é o Pastor?
A lição de hoje encontra-se em: Atos dos Apóstolos 20.28; Efésios 4.11,12.
Tópicos da Lição:
1. ALGUÉM QUE CUIDA DO REBANHO
2. UMA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA
3. O PASTOR DEVE SER RESPEITADO
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “Quem É o Pastor?”. Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre a função do pastor na igreja. Deus escolheu líderes e os capacita para cuidar do seu rebanho. O título “pastor” é uma figura que tem como exemplo o pastor de ovelhas literal. Assim como o pastor de ovelhas (animais) tem a responsabilidade de alimentá-las, zelar pela sua segurança, guiá-las durante o dia por pastos verdes e nutritivos, bem como trazê-las de volta ao aprisco com segurança, os pastores espirituais devem cuidar com zelo das pessoas que fazem parte da igreja (cf. Sl 23).
Ser pastor não é uma tarefa fácil. Além dos cuidados espirituais com as pessoas, o pastor enfrenta também batalhas espirituais contra o Adversário (cf. 2 Co 2.10,11). O pastor deve ensinar a doutrina à igreja; aconselhar os crentes nas suas dificuldades; visitar as pessoas que se encontram afastadas da igreja; administrar a Casa de Deus e organizar os trabalhos com vista na pregação do Evangelho (cf. Mt 28.19,20).
O estudo dessa lição tem como finalidade ensinar seus alunos a importância de ajudarmos os nossos pastores na difícil missão de pregar o Evangelho. Embora pareçam ações de ordem práticas para o bom funcionamento institucional da igreja, tudo que é feito em prol da obra surte efeitos espirituais que ecoarão na eternidade. As ações da igreja, sob a liderança dos pastores, resultam em salvação de almas.
No primeiro tópico, que tem como título “Alguém que Cuida do Rebanho” destaca o Senhor Jesus como o Bom Pastor que cuida das suas ovelhas. A partir do exemplo de nosso Senhor, os pastores são chamados a cuidar das pessoas, ensiná-las o que é correto e aprovado diante de Deus, além de aconselhá-la com base na Palavra de Deus acerca das melhores decisões na vida cristã. Além desses cuidados espirituais, o pastor zela também pelo bom funcionamento da igreja enquanto instituição eclesiástica (cf. Tm 3.1-6).
O segundo tópico da lição tem como título “Uma Autoridade Administrativa”. Neste tópico, seus alunos aprenderão que além dos cuidados espirituais, o pastor deve também ser um bom administrador da Casa de Deus (cf. Rm 12.8). O pastor deve administrar os recursos que são arrecadados por meio dos dízimos e ofertas entregues pelos membros e os que frequentam a igreja. Com esses recursos a igreja paga as suas contas, realiza obras de melhoramento na estrutura do prédio e investe em materiais de ensino e evangelização.
O terceiro tópico da lição tem como título “O Pastor Deve Ser Respeitado”. Neste tópico o destaque é para o respeito devido aos pastores. A Bíblia ensina que devemos honrar e respeitar os nossos líderes espirituais como aqueles que terão de prestar contas das nossas vidas a Deus. Além disso, devemos estimá-los e apoiá-los para que não façam a obra de Deus com tristeza ou desânimo (cf. Hb 13.17).
Para fixar os ensinamentos estudados nesta lição, organize com os alunos uma roda de conversa sobre a seguinte questão: “Se você fosse o pastor da igreja, o que você faria?”. Em seguida, apresente aos alunos algumas situações hipotéticas que mostrem os desafios enfrentados pelo pastor à frente da igreja. Você pode levar essas informações registradas em cartões. Os alunos devem tentar resolver a situação-problema na roda de conversa. A intenção é que eles percebam que o trabalho do pastor não é fácil. Ao final, interceda com os alunos em favor dos pastores.
Tenha uma excelente aula!