Lição 6 – O Papel do Talento Musical
A lição de hoje encontra-se em: 1 Coríntios 14.15; Efésios 5.19.
Tópicos da Lição:
1. ADORAR X CANTAR
2. A IMPORTÂNCIA DO PREPARO NA ADORAÇÃO
3. A IMPORTÂNCIA DOS MÚSICOS NA IGREJA
Prezado(a) professor da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “O Papel do Talento Musical”. Nesta lição, seus alunos aprenderão sobre a importância da adoração a Deus por meio dos talentos musicais. Muitas pessoas imaginam que para ser músico na igreja basta apenas aprender alguns acordes ou gostar de algum instrumento musical. Entretanto, quando se trata do culto ao Senhor, a música na igreja adquire alguns aspectos especiais. A própria Bíblia relata a seriedade do trabalho musical e o preparo dos músicos para oferecerem o melhor serviço para o Templo de Deus em Jerusalém (cf. 1 Cr 15.14-16).
Além dos talentos musicais exercidos por intermédio dos instrumentos, a adoração a Deus é expressa também por meio de louvores e cânticos espirituais (cf. Ef 5.19). Nessa perspectiva, o preparo com a voz, bem como a qualidade da expressão musical deve ser considerada. Afinal de contas, o papel dos cantores é conduzir a igreja a cantar para Deus no momento dos cultos. E como a igreja conseguirá acompanhar se os músicos cantarem desafinados? Logo, a qualidade da voz e a afinação adequada com o tom da música devem ser um compromisso dos músicos e cantores.
Nesse contexto a lição trata de explicar alguns aspectos que envolvem a adoração na igreja. No primeiro tópico, que tem por título “Adorar X Cantar”, seus alunos aprenderão que a adorar é diferente de cantar. Quando uma pessoa canta está apenas expressando a poesia presente na letra musical sem especificar a finalidade de tal expressão. Em contrapartida, a adoração tem como objetivo a devoção, o elogio e a expressão do amor a Deus por meio de cânticos. A Bíblia é repleta de exemplos que mostram homens e mulheres de Deus expressando a adoração ao Senhor (Êx 15.20, 21; Sl 34.1). No entanto, o texto que mais identifica a natureza da verdadeira adoração são as palavras de Jesus à mulher samaritana. Ele disse que “os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem” (Jo 4.23).
O segundo tópico tem como título “A Importância do Preparo na Adoração”. Neste tópico, seus alunos saberão que a adoração verdadeira não considera lugar ou ocasião. Quando somos adoradores de verdade, não importa onde estamos, sempre é tempo de adorar a Deus. Podemos e devemos adorá-Lo por meio dos louvores e ações de graças. Mas Deus também espera uma adoração verdadeira a partir das nossas atitudes. A igreja primitiva praticava a verdadeira adoração a partir da comunhão (cf. At 2.42-45). Isto posto, fica evidente que a verdadeira adoração vem da sinceridade do coração que se traduz em ações de justiça e honestidade.
E, por fim, o terceiro tópico que tem como título “A Importância dos Músicos na Igreja” ressalta que a música expressa os sentimentos humanos. No caso do louvor é uma forma de declarar as maravilhas de Deus (cf. Hb 13.15). Na Bíblia, encontramos diversas passagens bíblicas que destacam a música em eventos como cerimônias de consagração, casamentos, funerais e cultos de adoração a Deus. Em todas essas ocasiões, nota-se a importância dos músicos, sem o quais, não seria possível realizar esses eventos com a participação musical. Nessa perspectiva, a igreja precisa de pessoas que estejam aptas para realizar o serviço musical. São servos de Deus que se dedicam, estudam e se preparam com afinco para colocarem seus talentos e habilidades em favor do Reino de Deus. Ore com seus alunos e peça ao Senhor que desperte neles a vontade de adorar a Deus e servi-Lo por meio do talento musical.
Para fixar o conteúdo estudado nesta lição, leve para a sala de aula alguns instrumentos musicais que são utilizados na igreja. Prepare e leve também algumas fotos de instrumentos musicais dos tempos bíblicos, inclusive, os que eram utilizados pelos instrumentistas na época do Templo de Salomão. Mostre e ressalte a importância de fazermos a obra de Deus com zelo e comprometimento a fim de que o nosso trabalho seja feito da melhor forma possível.
Tenha uma excelente aula!