Lição 11 – Papai do Céu ajuda nos grandes desafios
Assunto da Lição: Desafios
Para memorizar: “O Senhor está comigo, eu não tenho medo […].” (Salmos 118.6)
Orientações Gerais
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a crer que, com a ajuda de Deus, podemos vencer os desafios e compreender que Deus pode nos usar para realizar grandes coisas. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando valores
A maior tarefa da vida infantil é aprender. Por isso é importante falar de desafios para esta faixa etária. Quando as crianças percebem que Deus quer que aprendam e conseguem fazer isso, se sentem felizes e realizadas. Elas são capazes de aprender que Deus criou as suas mãos para fazer o bem. Ficam agradecidas por aquilo que realizam com suas próprias mãos e pelo que aprenderão a fazer quando forem mais velhas.
Aprendem que Deus lhes deu olhos e que devem escolher ver coisas boas e bonitas, não as cenas violentas dos programas da televisão ou quaisquer outras coisas más e feias. Podem aprender sobre seus ouvidos, pés, boca, mente, enfim, sobre todo o seu corpo da mesma maneira, escolhendo como usar o que Deus lhe deu para ajudar as outras pessoas e a vencer os desafios.
Ensinando a história
Ensinar à criança que Deus pode usá-la para ajudar às pessoas é uma das funções da Escola Dominical. Desenvolver a autoestima da criança também é.
“Hoje em dia existe uma grande preocupação com o desenvolvimento saudável da autoestima das crianças. Tal preocupação é recomendável; as crianças e todos e nós precisamos ter amor-próprio. Contudo, as lições e os conselhos dados para se alcançar este objetivo nem sempre são tão sábios. A abordagem de repetidamente dizer à criança ‘Você é especial’ não têm o efeito desejado. E a tentativa de dizer ‘Você é especial e deve aprender sobre os seus direitos’ é, na verdade, prejudicial.
Este tipo de filosofia de ensino tem recebido tanta ênfase que psiquiatras observaram o renascimento de uma ‘doença’ chamada narcisismo. Narciso, num conto antigo, ficou tão apaixonado pelo seu reflexo num espelho d’água que não podia amar mais ninguém.
À beira da nascente, se consumiu de desgosto, até que morreu. Conta-se que uma flor brotou naquele lugar e foi chamada de narciso.
A Bíblia nos ensina a amar e servir. Fazendo assim, estaremos servindo ao Senhor. As pessoas se sentem bem consigo mesmas, quando são úteis e realizam algo. As crianças desenvolvem seu amor-próprio quando aprendem e desenvolvem suas habilidades. A melhor maneira de ensinar uma criança a se sentir adequada é ajudá-la a ser adequada.
Um conceito saudável de si mesmo deve ser baseado numa avaliação realista. Paulo nos diz não pense de si mesmo além do que convém…” (Rm 12.3 – ARA, Almeida Revista e Atualizada) e que ‘…se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6.3). Os elogios do professor precisam ser sinceros, baseados na realidade. As crianças podem aprender a se valorizar através dos seus esforços, melhoramentos, aprendizagem, gestos gentis, da ajuda ao próximo e de sua própria aparência. O elogio exagerado e falso dificilmente engana as crianças. E se alguma delas for enganada, somente contribuirá para que ela pense de si mesma mais do que convém.
Uma e concepção bíblica e saudável de nós mesmos dá todo o crédito a Deus. Ele nos fez, pertencemos a Ele devemos usar nossas habilidades para Ele. A criança do jardim está apta a desenvolver raízes de uma atitude tão vitalícia. Podemos ajudá-la a desejar usar a sua vida para a glória de Deus, ao invés de desperdiçá-la consigo mesma. Em sua maioria, as crianças são humildes, ansiosas por aprender e é fácil ensiná-las que isso é bom.” (BEECHICK, Ruth. Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância: Compreendendo e Educando Crianças de 4 e 5 anos. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 40-42)
Encerramento da aula
Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Ore e despeça-se. Converse com os pais ou responsáveis sobre a contribuição da Escola Dominical para estimular as crianças a desenvolverem a sua autoestima e o senso de ajudar o próximo, sendo um instrumento de Deus para isso. Oriente-os ensinarem a Palavra de Deus a seus filhos, assim como Moisés ouviu as palavras de Deus e orientou os pais a ensiná-las a seus filhos.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula • Apresentação dos visitantes • Oração pelos aniversariantes • Entrega dos crachás • Oferta • Louvor |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.