Lição 10 – Atos dos Apóstolos
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. AUTORIA E ESTRUTURA DO LIVRO
2. OS ACONTECIMENTOS
3. O CRESCIMENTO DA IGREJA
OBJETIVOS
CONHECER a estrutura do livro de Atos;
ANALISAR os aspectos do crescimento da Igreja Primitiva;
REFLETIR sobre a relevância do livro para a Igreja hoje.
Querido (a) professor (a), conhecer o início da Igreja é muito importante para que nossos fundamentos históricos sejam conhecidos. Muitos dizem que a Igreja Católica foi a primeira igreja instituída. Seus alunos precisam conhecer a História da Igreja para que entendam que tudo teve início com os discípulos de Jesus e toda a expansão do evangelho, como o conhecemos hoje, chegou até nós graças ao trabalho missionários dos cristãos do primeiro século, entre eles e principalmente, o apóstolo Paulo.
É importante destacar que nenhuma dessas pessoas eram homens e mulheres extraordinárias. “O livro de Atos é uma história de homens e mulheres comuns que descobriram o extraordinário poder de Deus e se tornaram corajosos através da obra do Espírito Santo em suas vidas. Os primeiros cristãos desmantelaram barreiras, enfrentando todas as formas de oposição: insultos, falsas acusações, espancamentos físicos, detenções e prisões. Mesmo em tempos de medo e exaustão, eles estavam convencidos de que o mundo havia mudado por causa da poderosa presença do Espírito Santo de Deus.
Nada poderia impedir o que Deus havia prometido a Abraão, Isaque e Jacó. E como o Antigo Testamento testifica, os gentios — que eram considerados excluídos — sempre fizeram parte do plano de Deus. O tema do plano todo-inclusivo de Deus passa por Atos, mostrando a natureza diversa do Reino de Deus. Dos gentios às pessoas com deficiência, todas as pessoas fazem parte dessa visão.
Também podemos ser capacitados pelo Espírito Santo, independentemente de idade, sexo, experiência, ou habilidade, para compartilhar as boas-novas em todas as nações.”
(Bíblia Além do Sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020, p. 1600).
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.