Lição 8 – Deus e a sua Igreja
A lição de hoje encontra-se em: Atos 2.37-47
Tópicos da Lição:
1. O PROPÓSITO DE DEUS PARA COM A IGREJA
2. A ESTRUTURA DA IGREJA CRIADA POR DEUS
3. O AMOR DE DEUS REVELADO POR MEIO DE SUA IGREJA
Caro(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor!
Na aula desta semana seus alunos aprenderão a respeito da relação de Deus para com a sua igreja. O Criador estabeleceu um propósito para sua igreja neste mundo: adorar a Ele e pregar a mensagem de salvação a todas as pessoas (cf. Mc 16.15). Para tanto, a igreja precisa preservar a sua identidade e compromisso com as verdades do Evangelho. Uma igreja descompromissada em praticar as verdades que ensina não terá autoridade alguma. Em contrapartida, Deus tem sustentado a sua igreja, provendo os recursos espirituais e materiais para cumprir a missão (cf. 1 Tm 6.6-8).
A igreja cumpre a missão de anunciar o Evangelho não apenas enquanto existe como instituição, mas o testemunho do Evangelho praticado por cada membro do Corpo de Cristo em particular tem o poder de influenciar pessoas e comunidades inteiras a arrependerem-se de seus pecados e buscarem o perdão divino. Logo, o testemunho cristão é o resultado de uma relação verdadeira e honesta com Deus, mediante a fé no sacrifício de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Na lição de hoje, o primeiro tópico que tem como titulo “O Propósito de Deus para com a Igreja” destaca que a igreja é a atual representante de Deus neste mundo. Diferente de Israel, que não cumpriu o seu papel de apresentar Deus para as outras nações da terra, a Igreja do Senhor é convocada a anunciar a mensagem de Salvação mediante a fé em Jesus Cristo. Todos os que creem devem estar ligados à Igreja, o Corpo de Cristo neste mundo (cf. Rm 12.4,5). Como Corpo de Cristo, a igreja deve manter-se firme no propósito de anunciar a mensagem do Reino e não permitir que falsos ensinamentos atrapalhem o testemunho da fé no Filho de Deus.
O segundo tópico tem como título “A Estrutura da Igreja Criada por Deus”. Neste tópico não estamos falando da estrutura física, e sim da espiritual. A Igreja do Senhor deve ser edificada espiritualmente sobre o alicerce que é Cristo (cf. 1 Co 3.11). Não existe outro fundamento sobre o qual a igreja deve ser edificada. Como Corpo de Cristo, a igreja é formada por diversos membros, cada qual, com a sua função. Nenhuma parte é menos importante, todos exercem responsabilidades especificas que tornam o trabalho da igreja eficaz (cf. 1 Co 12.12-27). Para isso, o Senhor estabeleceu sobre os membros da igreja os dons espirituais e ministeriais. Esses dons sim são dados conforme a capacidade e a chamada de cada crente para o exercício da obra de Deus (cf. 1 Co 12.27-31).
E, por fim, no terceiro tópico que tem como título “O Amor de Deus Revelado por meio de Sua Igreja” destaca que o amor é a marca da Igreja neste mundo. Cristo, o cabeça da igreja, sempre demonstrou amor pelas pessoas. Sua mensagem atraía as multidões com a finalidade de que todos os que estivessem cansados e sobrecarregados encontrassem no Senhor o descanso para os seus corações (cf. Mt 11.28-30). Ajudar os necessitados, seja de forma material bem como por apoio espiritual, era uma atitude que revelava o amor de Deus nos tempos da Igreja Primitiva e deve continuar sendo nos dias atuais. As pessoas que ainda não conhecem a verdade do Evangelho e duvidam de sua mensagem terão a certeza de que a igreja prega a verdade a partir do testemunho e nível de comprometimento dos crentes com os ensinamentos bíblicos.
Para fixar os conhecimentos abordados nesta lição, prepare um mapa conceitual com seus alunos. Anote no quadro ou numa cartolina a palavra IGREJA. Pergunte aos alunos qual é a primeira coisa que vem à mente deles quando escutam a palavra “igreja”. À medida que os alunos forem falando, escreva as frases em volta da palavra. Ao final, converse com eles sobre o que é a igreja e por que é tão importante fazer parte dela. Mostre que todo crente salvo em Jesus Cristo deve congregar com os demais irmãos.
Tenha uma ótima aula!