O Trabalho do Superintendente da ED na Integração de Novos Convertidos (Parte 1)
A Igreja de Cristo precisa nutrir um ambiente sadio para que os novos convertidos sintam-se encorajados a permanecer na fé. O trabalho do superintendente da Escola Dominical está intrinsecamente ligado à saúde espiritual da igreja. Assim, todas as estratégias voltadas para o ensino têm como finalidade a edificação espiritual, o aprofundamento bíblico e o amadurecimento na fé de toda a membresia.
O discipulado também faz parte do ensino na Escola Dominical e, portanto, deve ter a atenção especial do superintendente. A integração de novos convertidos requer o atendimento das necessidades espirituais mais imediatas dos recém-chegados, e o uso de material didático adequado para o ensino das verdades bíblicas que fundamentam a fé cristã.
Além do ensino, a integração requer da igreja o relacionamento com o novo crente. Muitas vezes, essa integração consiste apenas no ensino oferecido nas classes de batismo. Entretanto, integrar o novo convertido à igreja vai além. Ele precisa de acompanhamento constante de modo que a sua fé seja fortalecida e nutrida pela convicção em Jesus Cristo.
A Escola Dominical está intrinsecamente ligada à saúde espiritual da igreja
O ensino bíblico constitui a essência do que é a igreja. Após ressuscitar o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que fossem por todo o mundo para pregar o Evangelho e fazer novos “discípulos”. De forma genérica, fazer discípulos significava influenciar pessoas a submeterem-se aos ensinos de Jesus e tornarem-se seus seguidores.
A igreja continua até os dias atuais alcançando pessoas pela pregação do Evangelho e fazendo discípulos. Em contrapartida, a qualidade do ensino das verdades bíblicas muitas vezes não está à altura do que deveria. Esse é um aspecto preocupante, haja vista que a saúde espiritual da igreja está ligada diretamente a qualidade de seu ensino.
O ensino bíblico de qualidade precisa ser doutrinário, isto é, deve ter como foco ensinar a Bíblia. Nos Evangelhos e nas Cartas paulinas a igreja dispõe dos ensinamentos que orientam a conduta, a fé e a prática do cristão para que este viva de modo agradável a Deus.
Dessa forma, o ensino bíblico deve ser capaz de nutrir a igreja com as verdades basilares da fé para que os crentes amadureçam espiritualmente e a igreja seja um ambiente de relações saudáveis. Isso é primordial para que os novos convertidos sintam-se confiantes e encorajados a permanecer como membros da família espiritual que é a igreja.
Na próxima semana, estaremos dando continuidade a este artigo. Fique atento!