Lição 5 – Entendendo os Evangelhos
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. OS EVANGELHOS SINÓTICOS
2. A RELAÇÃO ENTRE OS EVANGELHOS
3. ASPECTOS DO EVANGELHOS SINÓTICOS
4. O QUARTO EVENGELHO
OBJETIVOS
CONHECER a relação entre os três primeiros Evangelhos;
SABER em que João se distingue dos demais Evangelhos;
OBTER uma visão panorâmica de cada Evangelho.
Querido (a) professor (a), estudar os Evangelhos Sinóticos, seus aspectos e a relação entre eles, é fundamental para entendermos que mesmo em tempos e lugares diferentes, para públicos distintos, a mensagem central permanece a mesma: Cristo.
“Ao nos voltarmos para esses Evangelhos individualmente, observamos que é provável que o Evangelho de Mateus tenha sido escrito por uma comunidade judaica. Ele enfatiza o cumprimento das profecias do Antigo Testamento em Jesus, bem como as muitas profecias a respeito do seu nascimento. Mateus inclui cinco seções principais de ensinamento, cada uma delas mostra que Jesus é o grande profeta prometido por Moisés.
Talvez Marcos registre as lembranças de Pedro. O livro não diz isso, mas várias coisas nele nos fazem pensar que Marcos compilou as lembranças de Pedro a respeito de Jesus para os cristãos romanos, talvez por volta da época em que Pedro foi morto por ser cristão. Talvez a igreja, ao ver os primeiros apóstolos mortos, tenha desejado registrar fatos por escrito. O relato de Marcos é o mais curto de todos os Evangelhos e talvez o mais antigo.
Lucas, o terceiro Evangelho, às vezes é chamado de Evangelho para os gentios. Lucas enfatiza que o Messias não veio apenas para o povo judeu, mas para todas as nações do mundo, e ele faz bom uso das profecias do Antigo Testamento que envolvem essa promessa. Lucas também escreveu um segundo volume, o livro de Atos dos Apóstolos. Esse livro é a ‘parte dois’ da obra de Lucas. Atos dos Apóstolos mostra como Jesus expandiu ativamente sua igreja por intermédio do seu Espírito. Por isso, a obra de Jesus — mesmo após sua crucificação, ressurreição e ascensão — continua à medida que a igreja cresce e à medida que Deus estabelece essa nova sociedade. Lucas conclui sua narrativa com a prisão de Paulo — embora este continue a ministrar — em Roma.
O quarto livro é o Evangelho de João, talvez o mais amado dos Evangelhos. De alguma forma, ele é diferente dos outros evangelhos. Ele não ensina uma teologia diferente, mas enfatiza de forma especialmente evidente, a identidade de Jesus como Messias e o fato de que o Messias é Deus. No capítulo 20 João afirma de forma explícita esse propósito para seu Evangelho: ‘Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em meu nome’ (20.31).”
(DEVER, Mark. A Mensagem do Novo Testamento: Uma exposição Teológica e Homilética. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 20, 21).
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Tag:ED, Juvenis, Lições Bíblicas Juvenis