Lição 3 – O semeador e sua semente
Leitura Bíblica: Mateus 13.1-9, 18-2
A mensagem: “Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um.” Mateus 13.8
Objetivos:
• ENSINAR ao adolescente sobre o valor da Palavra de Deus e acerca do poder transformador das Escrituras na vida de quem nela crê;
• DESCREVER a condição dos solos apresentados na parábola e sua relação com o coração humano;
• RATIFICAR a importância da frutificação no Reino de Deus.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
A lição desta semana é sobre a Parábola do Semeador. Para reforça a aprendizagem com os adolescentes, faça a seguinte dinâmica. Você vai precisar de copos descartáveis, algodão, terra e grãos de feijão.
Após a conclusão da lição, distribua para cada aluno dois copos descartáveis. Um deles deverá ter algodão dentro e o outro deverá ter um pouco de terra. Entregue também alguns grãos de feijão para cada aluno.
Em seguida, explique a tarefa: “Vocês deverão plantar alguns feijões em cada copo durante a semana. Vocês deverão regar a semente e expô-las à luz e ao calor. Anotem o dia em que elas vão germinar e comparem o crescimento das sementes. Observem a diferença entre as sementes que terão um lugar para criar raiz (a terra) e as sementes que não terão um terreno apropriado para criar suas raízes (o algodão). E, então, vocês entenderão essa parábola de forma efetiva e profunda”.
No domingo seguinte crie um momento para a classe compartilhar suas observações e aprendizados com essa experiência.
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: BURGE, Gary. Jesus, o contador de histórias do Oriente Médio. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p. 31, 40.