Lição 13 – José, Governador do Egito
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 39-41
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar como Deus exaltou José ao cargo de Governador do Egito e o reencontro com a sua família.
A paz do Senhor, caro(a) professor(a)!
A lição desta semana tem como título “José, Governador do Egito”. Após passar vários anos distantes da sua família, muita coisa aconteceu na vida de José. Depois que os seus irmãos o venderam aos ismaelitas, José foi vendido a Potifar, capitão da guarda de Faraó. José trabalhou em sua casa por um tempo, mas foi injustiçado pela esposa de seu patrão e foi parar numa prisão. Ali, José revelou o sentido dos sonhos do padeiro e do copeiro, porém ficou esquecido por todos na prisão.
Depois de muitas injustiças e abandonos, chegou o tempo da exaltação de Deus na vida de José. Faraó teve dois sonhos que o angustiou muito e decidiu matar todos os sábios do Egito, pois ninguém conseguia descobrir o significado dos sonhos. Então mandaram chamar José para decifrar os sonhos do rei do Egito. Prontamente, José se apresentou na presença de Faraó e descreveu os sonhos bem como os seus respectivos significados porque Deus estava com José. Por causa disso, o rei ficou satisfeito e decidiu coroar José como Governador de todo o Egito. Somente Faraó estava acima de José em todo o reino.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante entender que Deus cumpre as suas promessas. O que Deus revelou em sonhos a José, quando ele tinha apenas dezessete anos, se cumpriu fielmente. José se tornou uma grande autoridade no mundo antigo. Mas para alcançar o objetivo que Deus traçou para ele, José teve de enfrentar muitos desafios. Após ser abandonado por seus irmãos, José foi vendido como escravo, acusado injustamente, esquecido no cárcere, abandonado por pessoas que ele ajudou.
Talvez alguém possa dizer que a vida de José teve muitos sofrimentos, mas todas as coisas que ele enfrentou serviram de exemplo para mostrar que os planos de Deus se cumprem na vida de seus servos. Para tanto, é preciso perseverar e não desacreditar das promessas de Deus.
Outra lição que pode ser aprendida através do exemplo de José é o fato de que não devemos guardar mágoa das pessoas que nos fizeram algum mal no passado. Quando Deus exalta os seus servos, Ele tem como propósito que o seu nome seja glorificado. Seus servos devem ser gratos e humildes. Deus não abençoa seus filhos para que estes se vinguem de seus inimigos (cf. Mt 5.44-48).
Método sugerido
Caro(a) professor(a), na aula desta semana, você pode mostrar aos seus alunos os visuais da lição e fazer perguntas sobre a história. Pergunte qual poderia ser o destino de José se porventura ele tivesse feito escolhas erradas. Cite os episódios difíceis da vida de José: o momento em que foi vendido por seus irmãos; a injustiça sofrida na casa de Potifar; o esquecimento na prisão; o chamado para decifrar o sonho de Faraó, e outros momentos. Ao final, mostre que José foi fiel a Deus e fez as escolhas certas.
Tenha uma boa aula!