Lição 13 – Pregando a Palavra de Deus
A lição de hoje encontra-se em: Mateus 16.14-18.
Tópicos da Lição:
1. IDE! UMA ORDEM DO MESTRE
2. TODOS PRECISAM OUVIR A MENSAGEM
3. APRENDENDO PARA PREGAR
Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.
A aula desta semana tem como título “Pregando a Palavra de Deus”. Cumprir o “Ide” de Jesus é a maior missão da Igreja. A permanência da Igreja neste mundo se deve ao fato de que Deus precisa que seus servos cumpram o objetivo que Ele mesmo estabeleceu para sua Igreja. A pregação do Evangelho tem como finalidade que todas as pessoas ouçam a mensagem de Salvação, se arrependam de seus pecados e sejam salvas mediante a fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus (cf. 1 Tm 2.3, 4).
Compreender a importância desse compromisso tem a ver com o conceito do que é ser cristão. O Cristão é salvo para alcançar outras pessoas que também precisam ser salvas. Mas salvos de quê? Seus alunos precisam aprender que há um juízo de Deus sobre este mundo em razão da nossa condição humana decaída por conta do pecado. Somente lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus podemos ter os nossos pecados perdoados e, consequentemente, livres da condenação que virá sobre os pecadores.
O primeiro tópico da lição tem como título “Ide! Uma Ordem do Mestre”. Note que o Ide é imperativo, isto é, uma ordem que deve ser obedecida. Ser cristão não é apenas uma opção, é uma necessidade e também uma responsabilidade. Todo critsão precisa compreender que a pregação do Evangelho não é opcional. Não podemos nos justificar dizendo que evangelizar não é o nosso chamado. É nosso dever anunciar as coisas que temos visto e ouvido (cf. At 4.20).
O segundo tópico, que tem como título “Todos Precisam Ouvir a Mensagem”, diz respeito à necessidade da salvação. A salvação de uma pessoa é um assunto de extrema importância, pois diz respeito ao destino final da pessoa após a sua morte. Onde queremos passar a eternidade? Em paz com Deus ou separado dEle para todo o sempre? Obviamente, a comunhão com Deus é importante. Mas toda pessoa precisa entender que se não estiver em comunhão com Deus neste mundo, como poderá estar após a morte? Essa é uma verdade que ninguém pode escapar (cf. Jo 3.17,18).
O terceiro tópico “Aprendendo Para Pregar” mostra a necessidade do preparo para cumprir a missão do evangelismo. Antes de iniciar a tarefa o crente precisa ser um estudioso e assíduo aluno da Escola Dominical. Aprender a Palavra de Deus é indispensável, pois há muitas pessoas que se encontram afastadas do Caminho ou pertencem a religiões que fazem uso das Escrituras de forma incorreta, mas mesmo assim, tentam resistir à verdade da Palavra de Deus. Portanto, é preciso ter sabedoria e conhecimento bíblico.
Para reforçar o assunto da lição desta semana, reserve um tempo ao final da aula e ensine algumas estratégias evangelísticas aos alunos: como abordar as pessoas; de que forma a Palavra deve ser semeada; quais os meios de evangelização. Explique que a pregação do Evangelho nos tempos de Cristo não era feita sozinha. O Mestre enviou de dois em dois. E disse aos seus discípulos que ficassem em Jerusalém até que do Alto fossem revestidos de poder (cf. Lc 24.49). Em seguida, reúna os alunos e, com a ajuda de alguns adultos da Igreja, organize um evangelismo pelas ruas do bairro. Certamente, será uma bênção para o trabalho da Igreja.
Tenha uma ótima aula!