Lição 12 – A Santa Ceia
Leitura Bíblica: Mateus 26.26-28
Texto Áureo: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Co 11.26).
Objetivos:
• Entender o simbolismo da Santa Ceia do Senhor;
• Explicar o significado dos elementos da Ceia do Senhor;
• Conscientizar-se da necessidade de aceitar a Cristo como Salvador, batizar- -se e participar da comunhão da Igreja, através da Santa Ceia.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
Esta é uma lição muito especial. Para você ensinar sobre a Santa Ceia para sua classe, selecionamos um trecho do texto do professor Daniel Barcelos.
A CEIA DO SENHOR
A segunda ordenança de Jesus aos seus discípulos é a celebração da ceia do Senhor. Pelo batismo nós damos testemunho de nossa nova vida em Cristo, mas na Ceia nós aprofundamos a nossa comunhão com Ele e com os demais irmãos, e damos um testemunho da importância que a Sua morte representou para nós. Esse testemunho é tão maravilhoso que deve ser sempre repetido, até que Ele venha.
1. A ceia é uma ordenança de Jesus, Mt 26.26-28; 1 Co 11.23-26.
2. O simbolismo dos elementos: o pão e o vinho representam respectivamente a carne de Cristo rasgada em nosso benefício e o seu sangue derramado por nós, l Co 11.23, 24.
3. Não há transformação dos elementos – pão e vinho – durante a ceia.
Existe um ensino – adotado basicamente pela igreja católica – chamado transubstanciação. Ele diz que o pão (ou a hóstia) e o vinho se transformam verdadeiramente na carne e no sangue de Jesus. Fazem isso por que tomam ao pé da letra o que Jesus disse em Mt 26.26-28.
Quando Jesus disse “este é o meu sangue” e “esta é a minha carne”, Ele estava usando um figura de linguagem chamada metáfora, e não falando em sentido literal. Era um simbolismo de sua morte.
E como podemos saber que era mesmo um simbolismo? Basicamente por duas razões: Primeiro, não faria sentido Ele ensinar antropofagia. Nem sentido prático, nem moral e muito menos espiritual. Em segundo lugar, o estudo da Bíblia mostra que Jesus muitas vezes usou metáforas para ilustrar seus ensinos. Por exemplo, Ele disse “eu sou a porta” e “eu sou a videira verdadeira”, mas ninguém jamais quis procurar uma maçaneta ou um cacho de uvas nele por isso.
4. A ceia é um momento especial de inspiração, 1 Co 10.16; Hb 10.19,20.
Durante a celebração da ceia do Senhor nós devemos observar o máximo de reverência, permanecendo em oração, agradecendo o sacrifício de Jesus por nós, glorificando a Deus e buscando uma comunhão espiritual mais íntima com o Senhor. Quem é batizado no Espírito Santo deve buscar falar em línguas ou a manifestação de algum outro dom espiritual. Quando uma parte expressiva da igreja se encontra buscando ao Senhor como descrito acima, a presença do Senhor se manifesta e muitos são abençoados com renovação ou cura, por exemplo.
5. Participar da Ceia envolve uma responsabilidade espiritual, l Co 11.27-30
Por ser um momento sagrado e revestido de grande significado, a participação do crente na Ceia deve ser precedida de um auto-exame espiritual. Examinando-se, o crente deve verificar a existência de pecados não confessados, manifestar seu arrependimento a Deus e pedir perdão. Algumas faltas, devido a sua gravidade, podem exigir um aconselhamento pastoral específico. Nesses casos, o crente não deve hesitar em procurar o pastor.
Algumas causas frequentes de empecilho para se participar da ceia são as desavenças familiares, as contendas, um coração magoado e rancoroso. Mas devemos sempre lembrar que o propósito de Deus é que participemos da Ceia e assim sejamos abençoados. Dessa forma, devemos procurar aquele a quem ofendemos ou magoamos e pedir-lhe perdão a fim de participarmos da mesa do Senhor.
6. Celebrar a Ceia é um testemunho de nossa esperança, l Co 11.26; Mt 26.28.
A celebração da Ceia do Senhor aponta para o passado, na direção da cruz, mas também para o futuro, da direção do Céu, onde iremos celebrar uma Ceia com o Senhor. Essa promessa nos enche de esperança e alegria pois, a cada Ceia que celebramos aqui, nos aproximamos mais do dia em que estaremos celebrando com Jesus, nosso Salvador, nas mansões celestiais.
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!