Lição 10 – O Papai do Céu ajuda a encontrar uma noiva
Assunto da Lição: Felicidade
Para memorizar: “[…] Quem confia no Senhor será feliz.” (Provérbios 16.20)
Orientações Iniciais
Nesta aula, as crianças estudarão sobre a felicidade de crer e confiar no Papai do Céu em todos os momentos da nossa vida. Para isso, receba as crianças vestida de “sorrisos”. Como? Cole gravuras dos mais diversos sorrisos em sua roupa (use fita dupla-face), pessoas e “bichinhos”, por isso, não deixe para a última hora. Apresente-se para a turma, fale de tudo que o Papai do Céu já nos deu para que fôssemos felizes. Conte momentos divertidos e fale das brincadeiras. Se puder, mostre vídeos compatíveis com a faixa etária, em seu celular, de crianças gargalhando, louvando a Deus em suas igrejas. Declare que o Papai do Céu nos dá coisas boas porque quer ver belos sorrisos em nossos rostos e também ama ouvir as nossas gargalhadas. Sem demora, entregue folhas de papel oficio para que os alunos desenhem todas as coisas que Deus já deu para que eles fossem felizes.
Ensinando valores
Com o objetivo de trabalhar valores espirituais e morais na classe do Jardim de Infância, a criança precisa entender que o Papai do Céu nos ajuda em todos os momentos e para isso precisamos orar pedindo a sua ajuda sempre que for preciso. As crianças devem ser estimuladas a acreditar que o Papai do Céu quer que sejamos felizes e a confiar que o Papai do Céu pode nos dar tudo de que precisamos para sermos felizes.
Promover um ambiente alegre e feliz para as crianças estarem, é uma das tarefas da Escola Dominical.
Ensinando a história
Ao ensinar a história bíblica, o professor não está simplesmente contando uma história. Ela tem o um propósito: levar a criança a conhecer mais do seu Criador.
Você pode não perceber, mas enquanto conta a história bíblica para o seu aluno, você transmite valores espirituais que contribuem para que a criança cresça espiritualmente, faça uma associação de vivências, aproprie-se de diferentes linguagens, é estimulada a se expressar e é incentivada a ler a Palavra de Deus. Não torne enfadonho este momento tão importante da aula, nem trate-o como uma mera formalidade a ser cumprida.
Encerramento da aula
Caso tenha tempo, promova uma atividade que estimula a psicomotricidade das crianças. Elas deverão tirar “água” poço para encher o cocho, o lugar no qual os bichos bebem água. A “água” será papel picado e o cocho uma caixa de papelão. Divida a classe em dois grupos, forneça dois baldes, para ser o poço, cheio de “água” e um copo para cada equipe. Uma criança encherá o copo com a “água” e jogará no cocho, passará o copo para outro, que repetirá a atividade até que a “água” tenha acabado. Vence a equipe que ficar sem “água” primeiro.
Ao término, recorde a história, fale de como Abraão, o empregado e Isaque ficaram felizes por terem confiado no o Papai do Céu. Diga que precisamos agradecer a Deus porque Ele também cuida de na nossa vida e liste exemplos de tudo que Deus já nos deu para que fossemos felizes.
Confeccione um bilhete para os responsáveis explicando o que foi estudado hoje e como os pais podem contribuir para o desenvolvimento espiritual das crianças juntamente com o que foi ensinado na aula de hoje. Esclareça que nesta aula as crianças foram estimuladas a crer que Deus nos ajuda em todos os momentos. Para isso precisamos orar pedindo a ajuda dEle. Com isso, seremos mais felizes. Ao final, peça para que as crianças não faltem à próxima aula.
Plano de aula
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: | 1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
• Oração para início da aula |
10 minutos |
Assunto da lição | 5 minutos |
Para memorizar | 10 minutos |
História bíblica | 15 minutos |
Fixação do ensino | 15 minutos |
Atividades do aluno | 15 minutos |
Até a próxima aula | 5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.