Lição 9 – O Nascimento de Isaque
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 18; 21-22
OBJETIVO DA LIÇÃO
Mostrar como se deu o nascimento do filho prometido a Abraão
A paz do Senhor, caro(a) professor(a)!
A lição desta semana tem como título “O Nascimento de Isaque”. Abraão recebeu de Deus a promessa de que seria pai de uma grande nação (cf. Gn 12.1-3). A promessa passou pelo teste do tempo. Abraão precisou aprender esperar e confiar que Deus cumpriria o que prometeu. Mas, como vimos na lição anterior, o patriarca e sua esposa tentaram dar uma “ajuda” a Deus, colocando a escrava Agar para gerar um filho a Abraão. Assim, ele não ficaria sem descendência. Entretanto, o Senhor confrontou o casal e disse que, na verdade, o filho da promessa seria gerado do ventre de Sara, e não de Agar.
Depois de um tempo aguardando e crendo contra a esperança de que a promessa não se cumprira, Abraão viu Deus agir. No tempo devido, Sara engravidou e gerou Isaque. O menino nasceu e Abraão aos cem anos, tornou-se pai.
A história de Abraão é repleta de ensinamentos. O homem que seria chamado de amigo de Deus e conhecido pelos seus descendentes como o pai da fé, havia se deixado levar pelo cansaço do tempo e antecipou-se a gerar outro filho com a escrava. Naquela época, esse era um costume para gerar descendência ao chefe da família. Vale destacar que apesar dos erros de Abraão e Sara o Senhor não retirou a sua promessa.
Vejamos algumas lições que podem ser extraídas dessa história:
Ensinamentos extraídos da Lição
Deus cumpre as suas promessas! O que o Senhor prometeu a Abraão quando ele tinha setenta e cinco anos, cumpriu-se quando o patriarca completou os cem anos de idade. Esse episódio revela que, muitas vezes, as promessas de Deus demoram a se cumprir porque Deus tem um tempo determinado para todas as coisas (cf. Ec 3.1).
Outra lição importante que seus alunos poderão aprender diz respeito à dúvida. Abraão foi conhecido como o pai da fé. Mesmo assim, teve que aprender a lidar com a dúvida, insegurança e medo. São circunstâncias que todos os que servem a Deus, mais cedo ou mais tarde, terão de enfrentar. A fé é fortalecida e aperfeiçoada à medida que o crente passa pelo teste da dúvida, do medo e do tempo. Deus garante a vitória aos seus servos, mas para alcançá-la é preciso estar disposto a aprender com a caminhada e nunca desistir
Método sugerido
O trabalho realizado com a classe Juniores deve ser direcionado com vista em atender o perfil de alunos dessa classe. Professor(a), sempre que for ensinar esta classe, pense nas informações do texto que despertam maior curiosidade em seus alunos. Crianças desta faixa etária se divertem quando há alguma novidade. A Escola Dominical precisa ser marcada pelo dinamismo. A aula deve ser provida de dinâmicas e atividades em grupo que despertem em seus alunos a vontade por aprender mais. Explore os recursos disponíveis na revista, mais especificamente, nas seções “Memorizando” e “Sala do Professor”.
Tenha uma excelente aula.