Lição 8 – O Primeiro Amigo
ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança compreenda que para ser amigo de Deus hoje, é necessário amá-lo, não fazendo o que é mal e aceitar Jesus em seu coração.
ESPAÇO DA PROFESSORA
“Chegue antes dos alunos e prepare o caminho sugerido na seção “Espaço das Artes e Atividades Especiais”. Faça algumas trouxinhas de mudança e deixe espalhadas pela sala antes mesmo das crianças chegarem (dentro de cada trouxinha você pode colocar algumas balas para as crianças levarem para casa como brinde da atividade ou como lembrancinha da aula). As crianças ficarão curiosas do que será aquilo. Pendure algumas trouxinhas em alguns cabos de vassoura e finja que você está de mudança. Isso servirá para, depois de acomodar as crianças em seus lugares, introduzir o momento da história bíblica. Provavelmente as crianças nunca viram trouxas. Confeccione também uma mala usando papelão para depois mostrar para as crianças que antigamente não existia malas como hoje. Realize as tarefas iniciais, escolha o ajudante do dia para recolher as ofertas, distribua as revistas, cante um corinho e ore com os alunos preparando-os para o momento da lição” (ARAUJO, Verônica. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DE REFLEXÃO
“Somos seres sociáveis. Fomos criados com a necessidade de relacionar-nos com outros de nossa espécie. Observando os animais viverem em grupos da mesma raça, Adão sentiu-se só; desejou ter alguém com quem conversar e partilhar as boas coisas do Éden. Deus supriu esta necessidade criando Eva. Ambos tornaram-se não apenas marido e mulher, mas grandes amigos. E, além de terem um ao outro, desfrutavam da amizade de Deus que, todas as tardes, vinha conversar com eles no jardim (Gn 3.8). O próprio Deus aprecia a comunhão com os seres humanos. Jesus cultivava boas amizades aqui na terra; mesmo sendo o Filho de Deus, gostava de ter amigos. Além dos discípulos que estavam sempre com Ele, o Senhor passava bons momentos na companhia de Marta, Maria e Lázaro (Jo 11.5). Ele entende que você precisa de amigos, e aprova as boas amizades. Ele sabe que “melhor é serem dois… se um cair, o outro levanta o seu companheiro” (Ec 4.9,10).
Que dádiva de Deus é ter um amigo que nos anima e conforta, que ora conosco e nos ampara na travessia do vale sombrio, mas que também ri e conosco comemora, quanto chegamos ao topo da montanha. Um amigo que nos ouve sem julgar. Que nos aceita do jeito que somos, mas que faz o possível para nos melhorar. Glorifique a Deus pelos amigos que você tem, e seja você também um amigo bom e leal” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS
“Abraão saiu de sua terra para um destino desconhecido que Deus o indicaria. Cremos que o caminho percorrido por Abraão tenha sido longo, já que naquele tempo, não havia os meios de transporte atuais. Então, para esta atividade, sugerimos que faça um caminho de cores com as crianças. O objetivo será não pisar nas cores faladas pelo professor. Determine um ponto de partida e um de chegada. Recorte papéis de cores sortidas (ou você mesma pode confeccionar esses papéis usando tinta guache ou giz de cera) e forme o caminho com eles. Não faça um caminho reto, permita que tenha algumas “curvas”. Alterne as cores e repita-as ao longo do caminho. Forme uma fila com as crianças, do menor para o maior. Cada uma na sua vez, a criança irá pulando em cima dos papéis até chegar ao final, na “terra prometida” (entregue uma trouxinha para cada criança carregar durante percorre o seu caminho, assim como Abraão). Depois da primeira rodada, fale uma cor que as crianças não poderão pisar para chegar ao final. Na rodada seguinte, varie as cores que não poderão ser pisadas. Faça as quantidades de rodadas que achar necessário, considerando o seu tempo e a quantidade de alunos. Parabenize cada aluno por sua conquista e diga que dentro de cada trouxinha daquela tem uma surpresa, para quem foi obediente como Abraão” (ARAUJO, Verônica. Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DO ATÉ LOGO
Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!