Lição 7 – É Possível Vencer os Seus Pecados
Leitura Bíblica: 1 João 3.4-7
Texto Áureo: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6.23)
Objetivos:
• Compreender que o pecado existe e pode separá-lo definitivamente de Deus, caso não receba a Cristo como Salvador;
• Conscientizar-se das terríveis e nefastas consequências do pecado na vida do homem sem Deus;
• Saber que a única solução para o pecado encontra-se na pessoa bendita de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Professoras e Professores,
A Paz do Senhor Jesus!
A grande notícia do Evangelho do Senhor Jesus é que sim, podemos vencer os nossos pecados! Mas, isso só é possível por causa do que Jesus fez na cruz. Destaque para seus alunos os três pontos que destacamos abaixo sobre a vitória de Jesus sobre o pecado, através do seu sacrifício vicário:
1. Por sua morte, viveremos.
Uma semente, para dar vida a uma nova árvore, precisa, antes, morrer (Jo 12.24). Você sabia disso? Assim, tudo precisava ter acontecido do jeito que foi, para que o plano de Salvação fosse efetuado com sucesso. Da mesma forma que pela desobediência e transgressão de um homem entrou o pecado na humanidade, pelo sacrifício de um homem santo e justo, as portas da graça se abriram para todos (Rm 5.18). E como Cristo venceu a morte, ressuscitando dentre os mortos, nós também ressuscitaremos (1 Co 15.20-22) e, assim como Ele, teremos o nosso corpo transformado e viveremos na presença do Pai eternamente.
2. Por sua morte, fomos libertos da condenação.
Mediante a morte de Jesus, recebemos a vida espiritual e somos libertos dos nossos pecados, o que nos garante a vida eterna (Rm 8.1). É por causa do sangue derramado naquela cruz que nós somos justificados diante do Pai.
3. O véu se rasgou.
No templo, em Jerusalém, havia uma pesada cortina (chamada “véu”) que separava o lugar santíssimo, representando que, por causa de nossos pecados, estávamos separados de Deus. Assim, quando Jesus deu seu último suspiro e entregou o Seu Espírito (Mt 27.50), o “véu do templo” se rasgou de alto a baixo (Mt 27.51). Deus fez isso para demonstrar que o caminho até Ele estava aberto definitivamente. Agora, não precisamos mais de um sacerdote para interceder por nossos pecados, pois Cristo, o nosso “Grande Sacerdote”, se sacrificou por nós. Ele se tornou o único mediador entre Deus e os homens. E, assim, podemos ter um relacionamento direto com Deus. É por isso que todos os dias você pode orar diretamente ao Pai por meio de Jesus (Jo 14.13).
Boa aula!
Lembre-se, a missão não pode parar!
Fonte: Revista Lições Bíblicas A História da Salvação, CPAD, p. 51,52.