Lição 6 – Conhecendo a Bíblia Livro por Livro
A lição de hoje encontra-se em: Hebreus 10.1-9.
Tópicos da Lição:
1. UMA BIBLIOTECA À SUA DISPOSIÇÃO
2. O ANTIGO TESTAMENTO
3. O NOVO TESTAMENTO
Prezado professor(a), a Paz do Senhor.
A lição desta semana traz algumas informações importantes no que diz respeito à organização do texto bíblico. Deus inspirou homens com sabedoria para organizarem e definirem alguns critérios que facilitam a leitura e o estudo da Palavra de Deus. A ordem dos livros, a divisão em capítulos e versículos, os nomes dos livros e os grupos distintos a que pertencem são aspectos interessantes que precisam ser observados para que o leitor possa alcançar a compreensão correta das Escrituras Sagradas.
Seus alunos precisam considerar essas informações para que possam crescer na graça e no conhecimento da Palavra de Deus. Isso é importante também para que saibam como definir um roteiro de estudo. Muitos acham que a interpretação da Bíblia é feita apenas através da leitura, porém o Senhor Jesus deixou bem claro que as Escrituras Sagradas devem ser examinadas (cf. Jo 5.39).
Estudar a Bíblia com método ajuda no preparo da aula e melhora a forma como seus alunos aprender. Vejamos o que Elmer L. Tows explica sobre o assunto:
“A Bíblia é a Palavra de Deus, que traz a revelação da vontade de Deus aos homens. Para ensinarmos a mensagem de Deus, devemos, em primeiro lugar, compreender o que Ele diz. Aqui estão alguns métodos práticos para o estudo da Bíblia, quando você preparar a sua lição para a Escola Dominical:
1. Leia o texto. Antes de ler comentários em publicações trimestrais ou em auxílios para a lição, leia a passagem da lição da Bíblia várias vezes. Escreva todas as perguntas que lhe vierem à mente. Coloque-se no lugar do aluno. O que ele precisa saber? O que o incomoda: anote todas as possíveis respostas.
2. Leia o contexto. Leia todo o capítulo, seção ou livro da Bíblia em que aparece a passagem. Algumas passagens da Bíblia parecem independentes, mas vistas no contexto de todo o livro, parecem diferentes. Tente entender o contexto de todo o livro, parecem diferentes. Tente entender o contexto pelas circunstâncias em que a passagem foi escrita, a linha de pensamento a que a passagem está conectada e a principal ênfase da seção em que a passagem aparece.
3. Estude os detalhes. Quem são as pessoas mencionadas? O que esse livro diz a respeito delas, em outras passagens? O que a Bíblia, como um todo, ensina sobre elas? Use um índice remissivo ou um dicionário da Bíblia e referências. Quais eventos ocorreram, exatamente? Cite-os em ordem. Há algum evento similar em outra passagem da Bíblia? Encontre os locais em um atlas.
4. O que texto ensina? O ensinamento da Bíblia é chamado doutrina. Determine a doutrina, perguntando: Qual é o principal princípio deste texto? O que as palavras significam? Como o princípio é exemplificado? Como o ensinamento desta passagem está vinculado ao ensinamento geral da Bíblia?
5. Como o ensinamento é aplicado? Como deve ser aplicado à vida do aluno? A conclusão de história da Bíblia não é o fim da lição. O seu traslado à vida deve ser determinado pela aplicação” (TOWS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 263, 264).
Professor(a), reúna os seus alunos e aplique o roteiro de estudo da Bíblia em sala de aula. Mostre para os alunos o que eles podem fazer em casa ao parar para estudar a Bíblia. Leve para a aula dicionários e comentários bíblicos e mostre aos alunos como consultar. Permita um tempo para que seus alunos tirem dúvidas a respeito do método utilizado.
Tenha uma excelente aula!