Lição 6 – O Chamado de Abraão
TEXTO BÍBLICO
Gênesis 12.1-9
OBJETIVO DA LIÇÃO
Ressaltar o chamado de Abraão para ser conhecido com o “pai da fé”
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
A lição desta semana tem como título “O Chamado de Abraão”. Seus alunos aprenderão um pouco mais a respeito de Abraão, servo de Deus que teve de aprender a exercitar a fé. Mesmo não tendo a compreensão completa do propósito de Deus para sua vida, Abraão respondeu sim ao chamado. No entanto, apesar do privilégio de ser chamado para uma grande obra, isso não isentou Abraão de enfrentar grandes lutas e desafios.
Imagina ter que deixar a sua parentela, o lugar onde você foi criado, o convívio com as pessoas que você estava acostumado a conversar e compartilhar da amizade e ir para um lugar completamente diferente? Abraão teve de enfrentar essas dificuldades em razão da fé. Tudo isso aconteceu porque Abraão decidiu obedecer à voz de um Deus que ele não podia ver, mas somente ouvir a sua voz. Na lição desta semana, seus alunos verão que a obediência traz muitas bênçãos, mas também, muitos desafios e aprendizados.
Ensinamentos extraídos da Lição
O exemplo de Abraão revela que caminhar com Deus exige de qualquer pessoa uma posição de fé. Abraão precisou ter uma fé consistente para permanecer fiel esperando o cumprimento das promessas de Deus.
Vejamos algumas atitudes de Abraão em relação ao seu chamado que servem de lição para os juniores:
a. Abraão teve uma fé que foi reconhecida como justiça. O fato de Abraão crer não apenas com palavras, mas também demonstrando com atitudes, revela o que Deus espera de seus servos. Dizer apenas que crer, mas não comprovar a fé com atitudes coerentes com aquilo que se confessa não é bastante. Na Carta de Tiago, encontramos este ensinamento que a fé sem as obras está morta (cf. Tg 2.14-26). Ensine aos juniores a importância de praticarmos a fé que confessamos.
b. A obediência de Abraão é um exemplo. Abraão obedeceu a Deus numa época em que não havia os recursos que a Igreja tem à disposição nos dias atuais. Nem sequer Abraão tinha uma Bíblia para ler, tudo que ele tinha era a voz de Deus falando aos seus ouvidos. Mas Deus viu a atitude obediente de Abraão. Mesmo após ter errado quando permitiu a escrava ter um filho seu para lhe gerar descendente, Abraão foi surpreendido pela voz de Deus mais uma vez lhe dizendo que a descendência seria gerada através de Sara, sua esposa. Passado um tempo, Deus cumpriu a sua promessa e Sara gerou Isaque.
Abraão já havia esperado muito tempo para ver a promessa se cumprir, porém não ficou abalado pelo fato de o ventre de Sara já estar adormecido, embora sua esposa tenha insistido para que ele tivesse um filho gerado pela escrava. Entretanto, a última palavra vem do Senhor (cf. Pv 16.1). A Bíblia ensina que o Senhor é quem dá a vida (cf. 1 Sm 2.6); e também está escrito que Ele traz à existência aquilo que não existe (cf. Rm 4.17). Foi assim que aconteceu para que as promessas de Deus se cumprissem na vida de Abraão.
Método sugerido
As dinâmicas são atividades que agregam não apenas o conhecimento bíblico aos alunos, mas ajudam também no desenvolvimento das capacidades psicossociais. Muitos alunos são introvertidos ou têm dificuldades de trabalhar em equipe. Explorar atividades com vista nesses aspectos é importante para que os seus alunos se tornem pessoas com a autoestima saudável. O mundo já está cheio de pessoas revoltadas praticando a maldade. Isso é resultado da má educação ou mesmo do trauma causado pela violência que muitas pessoas sofrem em seus lares ainda na infância. Por isso, a Igreja precisa acolher os pequeninos e utilizar da didática com a finalidade de tornar a aula mais prazerosa possível para que essas crianças possam crescer na fé e compartilhar do amor de Deus por onde passarem.
Aproveite a aula para fazer uma brincadeira com seus alunos. Leve um pano para vendar os alunos. Divida a classe em duas equipes. Cada equipe deverá ajudar o aluno representante a encontrar um objeto escondido em algum local da sala. Os alunos devem mencionar as expressões “quente”, “frio” ou “morno” para orientar o seu representante se está perto ou distante do objeto. Vence a brincadeira a equipe que conseguir realizar a atividade o mais rápido possível. Você pode utilizar um cronômetro para marcar o tempo. Ao final, destaque que a fé requer a obediência em ouvir a voz de Deus, mesmo quando não estamos vendo nada. Leia para eles Hebreus 11.1: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.
Boa aula!